Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25353
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Incertezas de medição no ensino básico |
Author(s)/Inventor(s): | Ferreira, Caio Marchon |
Advisor: | Pimentel Júnior, Roberto Affonso |
Abstract: | As incertezas de medição são um tópico presente em quase toda produção acadêmica de física. Toda análise estatística, coleta de dados experimentais ou previsão teórica sobre algum fenômeno traz consigo uma incerteza associada. Do ponto de vista metrológico, a todo valor de uma grandeza é atribuída uma incerteza. Essa afirmação carrega consigo várias características próprias do conhecimento científico, como a impossibilidade de se obter um valor totalmente preciso e, por consequência, uma teoria que seja totalmente determinística. Além disso, a própria confiabilidade que pode ser dada a alguma afirmação científica ou tecnologia pode ser sustentada pelas incertezas relacionadas. Este trabalho pretende analisar como se dá o ensino de incertezas de medição a partir de uma análise de livros didáticos de física e das respostas de um formulário direcionado para professores de física que já trabalharam presencialmente no ensino básico. A partir dessas análises, é proposto um plano de aula que tem como objetivo introduzir o conteúdo de incertezas de medição e alguns conceitos de metrologia dentro das normas estabelecidas pelos padrões internacionais. |
Keywords: | Incerteza de medição Ensino de física Material didático Currículos e programas |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::METROLOGIA, TECNICAS GERAIS DE LABORATORIO, SISTEMA DE INSTRUMENTACAO |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CMFerreira.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.