Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25354
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBuarque, Isabela Maria Azevedo Gama-
dc.contributor.authorSilva, Sandra Fernandes da-
dc.date.accessioned2025-03-18T01:04:21Z-
dc.date.available2025-03-19T03:00:15Z-
dc.date.issued2024-04-05-
dc.identifier.citationSILVA, Sandra Fernandes da. Aulas de dança: registros e relatos de experiência com o ensino fundamental. 2024. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25354-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDancingpt_BR
dc.subjectInstituições acadêmicaspt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectLegislationpt_BR
dc.subjectAulapt_BR
dc.subjectLecturept_BR
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.subjectEducation, primary and secondarypt_BR
dc.titleAulas de dança: registros e relatos de experiência com o ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeDance classes: records and experience reports with elementary educationpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7375443334792935pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Lara Seidler de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3292807647638357pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Tayna Bertoldo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8148512835388710pt_BR
dc.description.resumoBusco apresentar neste trabalho a Dança na cidade de São Pedro da Aldeia a partir de reflexões e discussões acerca da presença da Dança nas escolas nos anos iniciais, pautada na Lei 13.278 de 2016, onde o campo se coloca enquanto componente curricular obrigatório e sobre a importância da dança ser lecionada nas escolas por graduados em Licenciatura em Dança. Há obstáculos e preconceitos enfrentados pelos egressos nos espaços escolares, bem como a potencialização dos corpos em sala de aula proporcionada pela matéria Dança que se configura em um sistema aberto e sensível frente a modelos rígidos e inflexíveis. Busco também apresentar registros e relatos de experiência pessoal na Educação Básica na cidade de São Pedro da Aldeia a partir de propostas para diferentes turmas. Como aporte teórico trago diálogos com “Os Fundamentos, Científicos, Artísticos e Educacionais da Dança” (S/d, Earp); “Dançando na Escola” de Isabel Marques (1997); “Dança e Educação” de Fernanda de Souza (2018); dentre outros arcabouços teóricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação Física e Desportospt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SFSilva.pdf772.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.