Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25361
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O uso do Tinkercad no ensino remoto de física durante a pandemia |
Author(s)/Inventor(s): | Silva, Endrey William Ferreira |
Advisor: | Penna-Firme, André Bessadas |
Abstract: | Este trabalho propõe discutir a viabilidade da utilização do Tinkercad como ferramenta para o ensino de física na modalidade remota em situação de pandemia. Para isso é apresentado um breve apanhado com dados sobre o panorama do início pandemia de Coronavírus. O conceito de objeto de aprendizagem será abordado para contextualizar a natureza pedagógica das ferramentas tecnológicas e digitais a qual os simuladores virtuais para o ensino está incluso. O simulador Tinkercad será apresentado ilustrando algumas possibilidades de aplicação desta ferramenta assim como seus principais atributos. Ao final, com intuito de levantar algumas conclusões prévias sobre a capacidade de engajamento dos alunos para com este simulador, aplicamos um questionário ao aluno. A amostra para esta pesquisa consiste estudantes de Licenciatura em ciências e também alunos de ensino médio do Colégio de aplicação da UFRJ na modalidade remota. Foi utilizado o simulador para a prática experimental durante a pandemia, cenário em que este trabalho também fora escrito. |
Keywords: | Ensino de física Educação a distância Tecnologia educacional Ensino médio |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 17-Mar-2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EWFSilva.pdf | 722.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.