Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/25361

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O uso do Tinkercad no ensino remoto de física durante a pandemia
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Endrey William Ferreira
Orientador: Penna-Firme, André Bessadas
Resumo: Este trabalho propõe discutir a viabilidade da utilização do Tinkercad como ferramenta para o ensino de física na modalidade remota em situação de pandemia. Para isso é apresentado um breve apanhado com dados sobre o panorama do início pandemia de Coronavírus. O conceito de objeto de aprendizagem será abordado para contextualizar a natureza pedagógica das ferramentas tecnológicas e digitais a qual os simuladores virtuais para o ensino está incluso. O simulador Tinkercad será apresentado ilustrando algumas possibilidades de aplicação desta ferramenta assim como seus principais atributos. Ao final, com intuito de levantar algumas conclusões prévias sobre a capacidade de engajamento dos alunos para com este simulador, aplicamos um questionário ao aluno. A amostra para esta pesquisa consiste estudantes de Licenciatura em ciências e também alunos de ensino médio do Colégio de aplicação da UFRJ na modalidade remota. Foi utilizado o simulador para a prática experimental durante a pandemia, cenário em que este trabalho também fora escrito.
Palavras-chave: Ensino de física
Educação a distância
Tecnologia educacional
Ensino médio
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Unidade produtora: Instituto de Física
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Mar-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EWFSilva.pdf722.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.