Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25361
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O uso do Tinkercad no ensino remoto de física durante a pandemia
Author(s)/Inventor(s): Silva, Endrey William Ferreira
Advisor: Penna-Firme, André Bessadas
Abstract: Este trabalho propõe discutir a viabilidade da utilização do Tinkercad como ferramenta para o ensino de física na modalidade remota em situação de pandemia. Para isso é apresentado um breve apanhado com dados sobre o panorama do início pandemia de Coronavírus. O conceito de objeto de aprendizagem será abordado para contextualizar a natureza pedagógica das ferramentas tecnológicas e digitais a qual os simuladores virtuais para o ensino está incluso. O simulador Tinkercad será apresentado ilustrando algumas possibilidades de aplicação desta ferramenta assim como seus principais atributos. Ao final, com intuito de levantar algumas conclusões prévias sobre a capacidade de engajamento dos alunos para com este simulador, aplicamos um questionário ao aluno. A amostra para esta pesquisa consiste estudantes de Licenciatura em ciências e também alunos de ensino médio do Colégio de aplicação da UFRJ na modalidade remota. Foi utilizado o simulador para a prática experimental durante a pandemia, cenário em que este trabalho também fora escrito.
Keywords: Ensino de física
Educação a distância
Tecnologia educacional
Ensino médio
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 17-Mar-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EWFSilva.pdf722.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.