Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25370
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Uma proposta de sequência didática para uma aula sobre o efeito fotoelétrico usando recursos visuais |
Author(s)/Inventor(s): | Oliveira, Matheus Martins de |
Advisor: | Barroso, Marta Feijó |
Abstract: | Este trabalho apresenta uma proposta de uma sequência didática para uma aula sobre o efeito fotoelétrico baseada no uso de recursos de visualização. Na primeira parte, faz-se um relato do que se conhece sobre o uso de recursos visuais no processo de ensino e aprendizagem, e utilizam-se as ideias apresentadas por autores como Mnguni e Mayer, entre outros. A seguir, são apresentados os conceitos e a abordagem adotados para o ensino do efeito fotoelétrico em turmas de estudantes do ensino médio. São apresentadas as animações criadas com o objetivo de aplicar recursos visuais no ensino, na forma de uma sequência didática aplicando as ideias sobre visualização discutidas. Desta forma, foi possível compreender todas as etapas envolvidas na construção da sequência didática proposta. |
Keywords: | Radiação eletromagnética Visualização Ensino e aprendizagem Ensino de física |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DAS PARTICULAS ELEMENTARES E CAMPOS::REACOES ESPECIFICAS E FENOMIOLOGIA DE PARTICULAS |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Mar-2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | OLIVEIRA, Matheus Martins de. Uma proposta de sequência didática para uma aula sobre o efeito fotoelétrico usando recursos visuais. 2022. 196 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MMOliveira-compactado.pdf | 4.75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.