Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25370
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Uma proposta de sequência didática para uma aula sobre o efeito fotoelétrico usando recursos visuais
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Matheus Martins de
Advisor: Barroso, Marta Feijó
Abstract: Este trabalho apresenta uma proposta de uma sequência didática para uma aula sobre o efeito fotoelétrico baseada no uso de recursos de visualização. Na primeira parte, faz-se um relato do que se conhece sobre o uso de recursos visuais no processo de ensino e aprendizagem, e utilizam-se as ideias apresentadas por autores como Mnguni e Mayer, entre outros. A seguir, são apresentados os conceitos e a abordagem adotados para o ensino do efeito fotoelétrico em turmas de estudantes do ensino médio. São apresentadas as animações criadas com o objetivo de aplicar recursos visuais no ensino, na forma de uma sequência didática aplicando as ideias sobre visualização discutidas. Desta forma, foi possível compreender todas as etapas envolvidas na construção da sequência didática proposta.
Keywords: Radiação eletromagnética
Visualização
Ensino e aprendizagem
Ensino de física
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DAS PARTICULAS ELEMENTARES E CAMPOS::REACOES ESPECIFICAS E FENOMIOLOGIA DE PARTICULAS
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Matheus Martins de. Uma proposta de sequência didática para uma aula sobre o efeito fotoelétrico usando recursos visuais. 2022. 196 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MMOliveira-compactado.pdf4.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.