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http://hdl.handle.net/11422/25371
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Borghi, Fabrício Frizera | - |
| dc.contributor.author | Pregioni, Arthur Martins | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-19T05:08:40Z | - |
| dc.date.available | 2025-03-21T03:00:14Z | - |
| dc.date.issued | 2023 | - |
| dc.identifier.citation | PREGIONI, Arthur Martins. Aprendizagem baseada em jogos: desenvolvimento do jogo penalidade máxima. 2023. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/25371 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
| dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
| dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
| dc.title | Aprendizagem baseada em jogos: desenvolvimento do jogo Penalidade Máxima | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5971954957907421 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1125027967017129 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Com base nos constantes avanços tecnológicos presentes em todos os aspectos do cotidiano, a educação é uma área que poderia se beneficiar muito com essas evoluções. Apesar do Brasil enfrentar dificuldades de acesso às tecnologias e aos jogos eletrônicos, muito pode ser abordado para a inserção dos mesmos nas salas de aulas brasileiras. Este trabalho terá como foco a Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ), uma prática que tende a contribuir para que a educação absorva mais tecnologias. Diferente da Gamificação, que atribui elementos de jogos ao processo, a ABJ busca em de fato aplicar jogos para o contexto do ensino, seja ele dentro ou fora da sala de aula. A ABJ possui diversas abordagens e aplicações, como uma vasta quantidade de trabalhos de trabalhos que a envolvem, bem como jogos desenvolvidos ou não para o ensino, mas que podem ser utilizados nesse contexto. Este trabalho também versa sobre o desenvolvimento e a física do jogo Penalidade Máxima, utilizando o GameMaker Studio 2, tendo como motivação um formulário de pesquisa realizado previamente ao seu desenvolvimento. Além de seu desenvolvimento, o leitor encontrará um manual de utilização do jogo em sala de aula. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Física | |
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| File | Description | Size | Format | |
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