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dc.contributor.advisorBorghi, Fabrício Frizera-
dc.contributor.authorPregioni, Arthur Martins-
dc.date.accessioned2025-03-19T05:08:40Z-
dc.date.available2025-03-21T03:00:14Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationPREGIONI, Arthur Martins. Aprendizagem baseada em jogos: desenvolvimento do jogo penalidade máxima. 2023. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25371-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleAprendizagem baseada em jogos: desenvolvimento do jogo Penalidade Máximapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5971954957907421pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1125027967017129pt_BR
dc.description.resumoCom base nos constantes avanços tecnológicos presentes em todos os aspectos do cotidiano, a educação é uma área que poderia se beneficiar muito com essas evoluções. Apesar do Brasil enfrentar dificuldades de acesso às tecnologias e aos jogos eletrônicos, muito pode ser abordado para a inserção dos mesmos nas salas de aulas brasileiras. Este trabalho terá como foco a Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ), uma prática que tende a contribuir para que a educação absorva mais tecnologias. Diferente da Gamificação, que atribui elementos de jogos ao processo, a ABJ busca em de fato aplicar jogos para o contexto do ensino, seja ele dentro ou fora da sala de aula. A ABJ possui diversas abordagens e aplicações, como uma vasta quantidade de trabalhos de trabalhos que a envolvem, bem como jogos desenvolvidos ou não para o ensino, mas que podem ser utilizados nesse contexto. Este trabalho também versa sobre o desenvolvimento e a física do jogo Penalidade Máxima, utilizando o GameMaker Studio 2, tendo como motivação um formulário de pesquisa realizado previamente ao seu desenvolvimento. Além de seu desenvolvimento, o leitor encontrará um manual de utilização do jogo em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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