Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/25375

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Bactérias associadas a cactáceas e seu potencial na promoção do crescimento vegetal
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho Neto, Gonçalo Rodrigues de
Tutor: Jurelevicius, Diogo de Azevedo
Tutor : Pereira, Raphael da Silva
Resumen: Na restinga, a vegetação está exposta a adversidades como baixa disponibilidade hídrica, escassez de nutrientes no solo, altas temperaturas e ventos constantes. A interação entre plantas e microrganismos desempenha um papel crucial na adaptação e sobrevivência de espécies vegetais em ambientes extremos. Este trabalho teve como objetivo estudar estirpes bacterianas associada a três espécies de cactáceas (Pilosocereus arrabidae, Cereus fernambucensis e Melocactus violaceus) presentes na restinga Parque Estadual da Costa do Sol, localizado no município de Arraial do Cabo (RJ). Nesse sentido, foram avaliadas as propriedades promotoras de crescimento vegetal (PGPB) de bactérias rizosféricas, endofíticas e de vida livre previamente isoladas das três espécies de cactos estudadas e do solo da restinga. Um total de 227 bactérias isoladas foram reativadas e foram feitos testes para avaliar propriedades PGPB, como a resistência ao déficit hídrico, produção de ácido indolacético (AIA), solubilização de fosfato, e resistência à salinidade e produção de exopolissacarídeo (EPS). Foi observado que a partir da cactácea P. arrabidae foram obtidos os maiores números de estirpes bacterianas resistentes ao déficit hídrico e a salinidade, com o total de 17 bactérias halotolerantes e 5 capazes de crescer em condições de estresse hídrico. Em M. violaceus, nenhuma bactéria foi resistente ao déficit hídrico e a salinidade, enquanto em C. fernambucensis 3 bactérias isoladas foram resistentes ao déficit hídrico e 11 à salinidade. Adicionalmente, todos os isolados foram testados quanto à capacidade de produzir EPS, o resultado mostrou que das 47 bactérias isoladas da rizosfera de P. arrabidae, 26 foram capazes de produzir EPS. De M. violaceus houveram 23 produtores e de C. fernambucensis 14 isolados produtores. Além destes, foram observadas um total de 41 bactérias produtoras de auxina, e 122 solubilizadoras de fosfato. Por fim, a identificação taxonômica das bactérias isoladas foi realizada através do sequenciamento do gene que codifica o rRNA 16S. O resultado mostrou a identificação de gêneros reconhecidos por possuírem características de PGPB, como Bacillus, Burkholderia, Paenibacillus, Pseudomonas e Streptomyces. Ademais, foi observado a predominância de Bacillus e Pseudomonas em P. arrabidae, Heyndrickxia e Burkholderia em C. fernambucensis e Streptomyces e Paenibacillus em M. violaceus. De todas as bactérias identificadas, uma bactéria relacionada a Bacillus wiedmannii apresentou múltiplas propriedades PGPB, sendo esta espécie obtida da rizosfera de C. fernambucensis. Os resultados reforçam a importância de estudos sobre a microbiota associada a plantas de restinga, fornecendo dados para o desenvolvimento de aplicações biotecnológicas voltadas à agricultura sustentável e à conservação de ecossistemas.
Materia: Microbiota
Restinga
Propriedades promotoras de crescimento vegetal
Gene rrs
Biotecnologia
Biotechnology
Cactaceae
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 9-dic-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CARVALHO NETO, G. R. de. (2024). Bactérias associadas a cactáceas e seu potencial na promoção do crescimento vegetal [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GRCarvalhoNeto.pdf998.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.