Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25399
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Dança como caminho docente em projetos sociais: uma narrativa das vivências no projeto social Yago Bryan formando campeões
Other Titles: Dance as a teaching path in social projects: a narrative of experiences in the social project Yago Bryan formando campeões
Author(s)/Inventor(s): Botelho, Tayná Pessoa
Advisor: Buarque, Isabela Maria Azevedo Gama
Abstract: Este trabalho investiga o papel transformador da dança contemporânea em projetos sociais, a partir das vivências da autora como professora no projeto social Yago Bryan Formando Campeões, localizado na comunidade Rio D’Ouro, no Rio de Janeiro. A pesquisa tem como objetivo compreender como a dança pode atuar como ferramenta pedagógica e de transformação social, promovendo a inclusão e o desenvolvimento pessoal de indivíduos em situação de vulnerabilidade e ampliar reflexões sobre as possibilidades de elaboração de estratégias pedagógicas ligadas à criação artística dentro das aulas de dança em projetos sociais, proporcionando possíveis contribuições para outros professores de dança atuantes na área. Com base nos pilares da educação artística propostos por Ana Mae Barbosa (Apreciação, Contextualização e Fazer Artístico) e nos conceitos de educação libertadora de Paulo Freire, a pesquisa destaca a importância da reflexão crítica e da criatividade coletiva na prática docente. Além disso, aborda a contribuição da dança contemporânea para a formação de identidades e o fortalecimento de laços comunitários. Conclui-se que a dança, ao ser inserida em contextos sociais, transcende o campo artístico, tornando-se um instrumento de resistência, emancipação e justiça social.
Keywords: Dança
Dancing
Ensino
Teaching
Projetos
Projects
Educação
Education
Narração
Narration
Arte
Art
Vulnerabilidade social
Social vulnerability
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
Production unit: Escola de Educação Física e Desportos
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 25-Feb-2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BOTELHO, Tayná Pessoa. Dança como caminho docente em projetos sociais: uma narrativa das vivências no projeto social Yago Bryan formando campeões. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Appears in Collections:Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TPBotelho.pdf836.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.