Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25416
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Correa, Rodrigo Antunes | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-21T22:17:51Z | - |
dc.date.available | 2025-03-23T03:00:14Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | CORREA, Rodrigo Antunes. Guia prático para a construção de um centro de memória escolar. Rio de Janeiro: UFRJ, FE, PROEDES, 2024. (Coleção sua Escola tem História, v. 4). E-book. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9786501183145 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9786501223537 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/25416 | - |
dc.description.abstract | Unavailable. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Coleção Sua Escola Tem História | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | History of education | en |
dc.subject | Elementary school | en |
dc.subject | Public school | en |
dc.subject | Memory | en |
dc.title | Guia prático para a construção de um centro de memória escolar | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.resumo | A Coleção Sua Escola tem História reúne os resultados do projeto de mesmo nome que recebeu suporte do Edital de Apoio à Melhoria das Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro (2021-2024), financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O ponto de partida foi promover o levantamento de estudos e pesquisas relacionados à memória e às histórias das escolas fluminenses, de suas experiências pedagógicas e da participação de seus sujeitos, promovendo a divulgação sistemática deste conteúdo ao público em geral. O volume 4 da Coleção Sua Escola tem História reproduz o Guia para a construção de um Centro de Memória Escolar que apresenta um modelo proposto pelo autor, Professor Rodrigo Correa para compor a sua dissertação de mestrado e que, agora, compõe este Ebook com vistas a promover uma divulgação ainda mais ampla de seu esforço. Conforme observou o autor na Introdução ao Guia, nem sempre a criação de um Centro de Memória Escolar é valorizado pela Direção, por vezes tão preocupada com os problemas do presente que não atribui valor ao que o conhecimento do passado ensina. Ademais, existem muitas outras maneiras e métodos de compor um espaço, um marco de rememoração e de reafirmação da identidade historicamente construída por e em cada escola. A esse respeito, cada um das quatro escolas articuladas a este Projeto apresentou direta ou indiretamente, uma alternativa de resgate e preservação de sua história. Tendo em vista as condições existentes em cada instituição, o presente Guia pode ser utilizado, no todo ou em parte, como forma de envolver os alunos e o ensino em atividades nessa linha e como inspiração e reflexão sobre o valor do patrimônio educacional, por vezes escondido em nossas escolas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | PROEDES | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
4GuiaPrat.pdf | 544.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.