Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25416
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCorrea, Rodrigo Antunes-
dc.date.accessioned2025-03-21T22:17:51Z-
dc.date.available2025-03-23T03:00:14Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCORREA, Rodrigo Antunes. Guia prático para a construção de um centro de memória escolar. Rio de Janeiro: UFRJ, FE, PROEDES, 2024. (Coleção sua Escola tem História, v. 4). E-book.pt_BR
dc.identifier.isbn9786501183145pt_BR
dc.identifier.isbn9786501223537pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25416-
dc.description.abstractUnavailable.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPrograma de Estudos e Documentação Educação e Sociedadept_BR
dc.relation.ispartofColeção Sua Escola Tem Históriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectHistory of educationen
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectPublic schoolen
dc.subjectMemoryen
dc.titleGuia prático para a construção de um centro de memória escolarpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoA Coleção Sua Escola tem História reúne os resultados do projeto de mesmo nome que recebeu suporte do Edital de Apoio à Melhoria das Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro (2021-2024), financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O ponto de partida foi promover o levantamento de estudos e pesquisas relacionados à memória e às histórias das escolas fluminenses, de suas experiências pedagógicas e da participação de seus sujeitos, promovendo a divulgação sistemática deste conteúdo ao público em geral. O volume 4 da Coleção Sua Escola tem História reproduz o Guia para a construção de um Centro de Memória Escolar que apresenta um modelo proposto pelo autor, Professor Rodrigo Correa para compor a sua dissertação de mestrado e que, agora, compõe este Ebook com vistas a promover uma divulgação ainda mais ampla de seu esforço. Conforme observou o autor na Introdução ao Guia, nem sempre a criação de um Centro de Memória Escolar é valorizado pela Direção, por vezes tão preocupada com os problemas do presente que não atribui valor ao que o conhecimento do passado ensina. Ademais, existem muitas outras maneiras e métodos de compor um espaço, um marco de rememoração e de reafirmação da identidade historicamente construída por e em cada escola. A esse respeito, cada um das quatro escolas articuladas a este Projeto apresentou direta ou indiretamente, uma alternativa de resgate e preservação de sua história. Tendo em vista as condições existentes em cada instituição, o presente Guia pode ser utilizado, no todo ou em parte, como forma de envolver os alunos e o ensino em atividades nessa linha e como inspiração e reflexão sobre o valor do patrimônio educacional, por vezes escondido em nossas escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPROEDESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4GuiaPrat.pdf544.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.