Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25417
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarvalho, Fábio Garcez de-
dc.contributor.authorGomes, Jéssica de Azevedo-
dc.contributor.authorMachado, Isabel Leanza-
dc.date.accessioned2025-03-21T22:52:05Z-
dc.date.available2025-03-23T03:00:14Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCARVALHO, Fábio Garcez de; GOMES, Jéssica de Azevedo; MACHADO, Isabel Leanza. As classes secundárias experimentais: um ensaio de inovação pedagógica. Rio de Janeiro: UFRJ, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Educação, 2024. (Coleção sua Escola tem História, v. 5). E-book.pt_BR
dc.identifier.isbn9786588579206pt_BR
dc.identifier.isbn9786501223537pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25417-
dc.description.abstractUnavailable.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.relation.ispartofColeção Sua Escola Tem Históriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectHistory of educationen
dc.subjectInnovationen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectPublic schoolen
dc.titleAs classes secundárias experimentais: um ensaio de inovação pedagógicapt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoA Coleção Sua Escola tem História reúne os resultados do projeto de mesmo nome que recebeu suporte do Edital de Apoio à Melhoria das Escolas da Rede Pública sediadas no Estado do Rio de Janeiro (2021-2024), financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O ponto de partida foi promover o levantamento de estudos e pesquisas relacionados à memória e às histórias das escolas fluminenses, de suas experiências pedagógicas e da participação de seus sujeitos, promovendo a divulgação sistemática deste conteúdo ao público em geral. O volume 5 da Coleção Sua Escola tem História aborda as classes secundárias experimentais, um ensaio de inovação pedagógica de final dos anos 1950 que, aparentemente, fortaleceu a identidade do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ como uma escola de excelência e contribuiu para temperar uma cultura conteudista, típica das escolas secundárias da época, com a presença de atividades culturais, como os festivais de música, e políticas, como o jornal A Forja, entre outras. A implantação das classes secundárias experimentais não foi uma experiência exclusiva, mas como poderá ver o leitor com base na leitura deste e-book, o seu impacto na história do CAp da UFRJ justifica o trabalho de dar visibilidade a esta experiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsCFCHpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5classesSec.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.