Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25424
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Buarque, Isabela Maria Azevedo Gama | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Paula Dinarti | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-25T01:44:28Z | - |
dc.date.available | 2025-03-26T03:00:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-10 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Paula Dinarti. Dança na primeira infância: experiências e relatos dentro de sala de aula. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/25424 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Dancing | pt_BR |
dc.subject | Aula | pt_BR |
dc.subject | Lecture | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Child | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Child development | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Child rearing | pt_BR |
dc.subject | Jogos e brinquedos | pt_BR |
dc.subject | Play and playthings | pt_BR |
dc.subject | Instituições acadêmicas | pt_BR |
dc.subject | Schools | pt_BR |
dc.title | Dança na primeira infância: experiências e relatos dentro de sala de aula | pt_BR |
dc.title.alternative | Dance in early childhood: experiences and reports in the classroom | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7375443334792935 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6504485947066785 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Volpe, Marina Fernanda Elias | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4093659224469049 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Dança é uma área de conhecimento que nos possibilita explorar, de diferentes maneiras, particularidades e especificidades em diferentes faixa etárias, em especial na Educação Infantil onde a ludicidade1, as brincadeiras infantis, as cantigas de roda, entre outros artifícios tornam, para esse público, a dança mais atrativa e dando espaço para florescer a criatividade e o ser artístico da criança juntamente com os desenvolvimentos (motor, cognitivo, intelectual, afetivo) que fazem parte da vida dela. Esta monografia inicia um debate sobre o desenvolvimento infantil e a dança com o objetivo de analisar com mais detalhes as fases de desenvolvimento da criança e suas particularidades e como a dança pode ser trabalhada para potencializar o desenvolvimento motor, o cognitivo, o intelectual e o afetivo. Através de estudos com os textos e artigos acadêmicos, o trabalho se desenvolve com a elaboração de planos de aulas mesclando o lúdico brincado com a dança e depois é aplicado em sala de aula para uma análise mais detalhada sobre o decorrer das atividades planejadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Educação Física e Desportos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Dança |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PDFernandes.pdf | 853.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.