Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25424
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBuarque, Isabela Maria Azevedo Gama-
dc.contributor.authorFernandes, Paula Dinarti-
dc.date.accessioned2025-03-25T01:44:28Z-
dc.date.available2025-03-26T03:00:12Z-
dc.date.issued2023-10-10-
dc.identifier.citationFERNANDES, Paula Dinarti. Dança na primeira infância: experiências e relatos dentro de sala de aula. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25424-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDancingpt_BR
dc.subjectAulapt_BR
dc.subjectLecturept_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectChild rearingpt_BR
dc.subjectJogos e brinquedospt_BR
dc.subjectPlay and playthingspt_BR
dc.subjectInstituições acadêmicaspt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.titleDança na primeira infância: experiências e relatos dentro de sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeDance in early childhood: experiences and reports in the classroompt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7375443334792935pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6504485947066785pt_BR
dc.contributor.referee1Volpe, Marina Fernanda Elias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4093659224469049pt_BR
dc.description.resumoA Dança é uma área de conhecimento que nos possibilita explorar, de diferentes maneiras, particularidades e especificidades em diferentes faixa etárias, em especial na Educação Infantil onde a ludicidade1, as brincadeiras infantis, as cantigas de roda, entre outros artifícios tornam, para esse público, a dança mais atrativa e dando espaço para florescer a criatividade e o ser artístico da criança juntamente com os desenvolvimentos (motor, cognitivo, intelectual, afetivo) que fazem parte da vida dela. Esta monografia inicia um debate sobre o desenvolvimento infantil e a dança com o objetivo de analisar com mais detalhes as fases de desenvolvimento da criança e suas particularidades e como a dança pode ser trabalhada para potencializar o desenvolvimento motor, o cognitivo, o intelectual e o afetivo. Através de estudos com os textos e artigos acadêmicos, o trabalho se desenvolve com a elaboração de planos de aulas mesclando o lúdico brincado com a dança e depois é aplicado em sala de aula para uma análise mais detalhada sobre o decorrer das atividades planejadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação Física e Desportospt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PDFernandes.pdf853.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.