Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25425
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPeixoto, Jaqueline dos Santos-
dc.contributor.authorFortes Filho, Manoel Jovelino-
dc.date.accessioned2025-03-25T09:05:05Z-
dc.date.available2025-03-27T03:00:14Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.citationFORTES FILHO, Manoel Jovelino. Formação docente e metodologia de ensino da língua Ticuna: um estudo da educação escolar indígena do nível fundamental ao médio. 2024. 107 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25425-
dc.description.abstractThe research aims at analyzing teacher training courses, as well as the teaching-learning methods applied to Ticuna Language (TL) classes. Ticuna is an isolated indigenous language, spoken at the Triple Frontier region, along the junction of Basil, Colombia and Peru. The methods analyzed here were the ones employed in the training of students from Elementary to High School, and are based on our teaching experience in the Escola Municipal Indígena Maravilha (pre and elementary education), and the Escola Estadual Indígena Professor Gildo Sampaio Megatanücü (high-school education); both these schools are located in the municipality of Benjamin Constant, in the state of Amazonas. This work constitutes a Research-Action proposal that aims at promoting the teaching-learning of the Ticuna Language in the area villages and cities and investigate the teaching materials used to promote it. To this end, up-to-date teaching methodologies are discussed, whose objective is to develop skills and capabilities through playful activities promoting creative learning and motivating students. The indigenous language teaching methodology is exemplified through proposed activities that focus on the study of the sound structure of the language words for the first years of Elementary School and in mastering the formation of words based on their syllabic structure in High School. Activities like these are crucial in order to favor the reading and writing of increasingly complex texts.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino indígenapt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectLíngua ticunapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleFormação docente e metodologia de ensino da língua Ticuna: um estudo da educação escolar indígena do nível fundamental ao médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8196118428504511pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5617965946797973pt_BR
dc.contributor.referee1Damulakis, Gean Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2131423676515488pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Maria de Fátima Sousa de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3267286360909380pt_BR
dc.contributor.referee3Christino, Beatriz Protti-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1139526431179026pt_BR
dc.contributor.referee4Castro, Lúcia de Fátima Santos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3214471544641554pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo analisar a formação docente e os métodos de ensino-aprendizagem da Língua Ticuna (LT), língua indígena isolada, falada na região da tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru, na formação de alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio a partir de nossa experiência docente na Escola Municipal Indígena Maravilha, que atende à Pré-escola e ao ensino Fundamental I, e na Escola Estadual Indígena Professor Gildo Sampaio Megatanücü, que atende ao Ensino Médio, ambas localizadas no município de Benjamin Constant, estado do Amazonas. Trata-se em parte de uma proposta de pesquisa-ação que visa promover o ensino-aprendizagem da Língua Ticuna nas aldeias e nas cidades, e investigar o material didático utilizado para a sua promoção. Para tanto, são discutidas metodologias de ensino modernas, que visam ao desenvolvimento de habilidades e capacidades por meio de atividades lúdicas que promovam a aprendizagem criativa e motivem os alunos nas ações didáticas. A metodologia de ensino de língua indígena é mostrada com atividades baseadas no estudo da estrutura sonora da palavra na alfabetização e nos primeiros anos do Ensino Fundamental e no domínio da formação de palavras a partir da sua estrutura silábica no Ensino Médio. Atividades como essas são cruciais para criar as condições de favorecimento da leitura e escrita de textos cada vez mais complexos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMuseu Nacionalpt_BR
dc.publisher.programCurso de Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS INDIGENASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Linguística e Línguas Indígenas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MJFFILHO.pdf3.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.