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http://hdl.handle.net/11422/25426
Type: | Dissertação |
Title: | O impacto do PROFLLIND no contexto do mestrado profissional em linguística e línguas indígenas por meio das análises das vivências de alunos egressos |
Author(s)/Inventor(s): | Camargo, Sonia Regina |
Advisor: | Peixoto, Jaqueline dos Santos |
Abstract: | Esta dissertação tem como objetivo realizar uma análise do sentido do discurso de alunos egressos do Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (PROFLLIND) a partir de suas experiências como discentes do Programa. A Análise do Discurso visa descrever e analisar o significado subjacente das estruturas linguísticas que revelam as experiências e opiniões a partir de suas vivências no PROFLLIND. O trabalho foi dividido em etapas que abordam de maneira crítica o contexto educacional e a percepção dos estudantes sobre o Programa. A descrição e análise do sentido das falas dos alunos egressos é feita por meio de narrativas produzidas nas entrevistas realizadas por nós a fim de identificar os desafios e as superações dos alunos indígenas na educação superior. A fundamentação teórica abrange uma revisão dos conceitos e teorias das disciplinas de Análise do Discurso, que tratam a língua em sua dimensão discursiva, ou seja, de produção e representação dos sentidos. A dissertação explora estudos relevantes para o entendimento dos discursos sobre formação acadêmica e identidade cultural, além de discutir como esses elementos influenciam as percepções dos estudantes. A metodologia adotada baseou-se em uma pesquisa bibliográfica que serviu de alicerce para a análise das entrevistas. Foram realizadas entrevistas com alunos concluintes do PROFLLIND, possibilitando a coleta de dados qualitativos. A análise ocorreu por meio da descrição das falas dos entrevistados, tanto de maneira individual quanto em comparação com os diversos temas presentes. Os resultados revelaram um panorama diversificado das expectativas e opiniões dos alunos sobre o PROFLLIND. Observou-se que, apesar do reconhecimento positivo da formação recebida, há questões relacionadas à aplicabilidade prática dos conhecimentos adquiridos e à valorização das línguas indígenas no contexto acadêmico. A dissertação destaca a importância de considerar as vozes dos alunos em processos de avaliação e melhoria dos Programas de formação, sinalizando a necessidade de um olhar mais atento às especificidades culturais e sociais no ensino de Linguística. Este trabalho visa contribuir para o campo da Educação Superior Indígena e abre caminhos para pesquisas que busquem aprofundar o entendimento sobre o impacto dos cursos de Linguística e Línguas Indígenas tanto na formação de profissionais voltados para a educação indígena quanto nas comunidades que representam. |
Abstract: | This dissertation aims to analyze the meaning of the discourse of egressed students from the Professional Master's in Linguistics and Indigenous Languages (Profllind) based on their experiences as learners of the program. Discourse Analysis aims to describe and analyze the underlying meaning of linguistic structures that reveal experiences and opinions based on their experiences in Profllind. The work was divided into stages that critically address the educational context and students's perceptions of the Program. The description and analysis of the egressed student's speech are conducted through narratives produced in interviews that we conducted to identify the challenges and achievements of indigenous students in higher education. The theoretical foundation includes a review of concepts and theories from Discourse Analysis disciplines, which treat language in its discursive dimension, that is, the production and representation of meanings. The dissertation explores relevant studies for understanding discourses on academic training and cultural identity, as well as discussing how these elements influence students' perceptions. The adopted methodology was based on bibliographic research that served as a foundation for the analysis of the interviews. Interviews were conducted with Profllind´s graduates, allowing the collection of qualitative data. The analysis occurred through the description of the interviewee's speeches, individually and in comparison, with the various present themes. The results revealed a diverse panorama of student’s expectations and opinions about Profllind. It was observed that despite the positive recognition of the training received, there are issues related to the practical applicability of the acquired knowledge and the valorization of indigenous languages in the academic context. The dissertation highlights the importance of considering students voices in the evaluation and improvement processes of educational programs, signaling the need for a more attentive look at cultural and social specificities in the teaching of Linguistics. This work aims to contribute to the field of Indigenous Higher Education and opens paths for research that seeks to deepen the understanding of the impact of Linguistics and Indigenous Languages courses in the training of professionals focused on indigenous education and in the communities they represent. |
Keywords: | Análise do discurso Pós-graduação Ação afirmativa Desenvolvimento humano |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Program: | Curso de Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas |
Production unit: | Museu Nacional |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 12-Nov-2024 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | CAMARGO, Sonia Regina. O impacto do PROFLLIND no contexto do mestrado profissional em linguística e Línguas indígenas por meio das análises das vivências de alunos egressos. 2024. 246 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
Appears in Collections: | Linguística e Línguas Indígenas |
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