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dc.contributor.advisorLarangeira, Lidia Costa-
dc.contributor.authorFlor, Karla Gaspar-
dc.date.accessioned2025-03-28T17:42:00Z-
dc.date.available2025-03-30T03:00:12Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.citationFLOR, Karla Gaspar. A dança como prática de cuidado no espaço da educação profissional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25440-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDancingpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectSaúde ocupacionalpt_BR
dc.subjectOccupational healthpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectLocal de trabalhopt_BR
dc.subjectWorkplacept_BR
dc.titleA dança como prática de cuidado no espaço da educação profissionalpt_BR
dc.title.alternativeDance as a practice of care in the space of professional educationpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7258781497542764pt_BR
dc.contributor.referee1Sá, Denise Maria Quelha de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3962584759438106pt_BR
dc.description.resumoO seguinte trabalho tem como proposta analisar a dança como prática de cuidado do corpo no espaço de educação profissional sendo este o Centro de Integração Empresa Escola que é uma instituição sem fins lucrativos a qual tem como missão “Contribuir para o acesso e integração ao mundo do trabalho fortalecendo o exercício da cidadania”. É importante ressaltar que esse espaço é um lugar com o propósito de capacitar jovens de 14 a 24 anos de idade, inseridos em diferentes empresas, através da Lei da Aprendizagem e que como pesquisadora da dança e educadora dessa instituição procuro trazer para esse espaço propostas onde a dança se faça presente de diferentes maneiras A pesquisa propõe uma análise das Normas Regulamentadoras do Trabalho para pensar possíveis estratégias de cuidado, prevenção de lesões e manutenção da saúde no ambiente profissional. A seguir, investigamos a metodologia Klauss Vianna como facilitadora da percepção corporal desses jovens, de modo a promover experiências significativas que transformem suas relações com seus corpos e ambientes. Trazemos também algumas práticas oferecidas dentro do programa como material para reflexão e argumentação. Diante disso, esse trabalho de Conclusão de Curso propõe estruturar uma relação entre a legislação responsável pela segurança dos corpos no local de trabalho e a facilitação de práticas de dança como atividade de manutenção da saúde do trabalhador.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação Física e Desportospt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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