Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/25444
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTozetto, Vanessa Fernanda-
dc.contributor.authorSouza, Renan Gomes de-
dc.date.accessioned2025-03-29T02:46:16Z-
dc.date.available2025-03-30T03:00:12Z-
dc.date.issued2022-02-15-
dc.identifier.citationSOUZA, Renan Gomes de. Silêncio, butoh e imagéticas para a deformação em dança:processos de preparação cênica e criação do espetáculo Almagesto à luz e sombra da poética de Kazuo Ohno. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25444-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDancingpt_BR
dc.subjectButôpt_BR
dc.subjectButopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectSilênciopt_BR
dc.subjectSilencept_BR
dc.subjectCriação (Literária, artística, etc.)pt_BR
dc.subjectCreation (Literary, artistic, etc.)pt_BR
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectPerforming artspt_BR
dc.subjectCoreografiapt_BR
dc.subjectChoreographypt_BR
dc.titleSilêncio, butoh e imagéticas para a deformação em dança: processos de preparação cênica e criação do espetáculo Almagesto à luz e sombra da poética de Kazuo Ohnopt_BR
dc.title.alternativeSilence, butoh and imagery for deformation in dance: processes of stage preparation and creation of the show Almagesto in the light and shadow of Kazuo Ohno's poeticspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8234417384918165pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8698718480717565pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Aline dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5333244933782897pt_BR
dc.description.resumoEste memorial traz o relato de uma pesquisa que tem como objetivo alcançar uma corporeidade que se aproxima da estética e das ideias da Dança Butoh, sobretudo, através de uma presença cênica dilatada e tendo como principal referência a poética do artista japonês Kazuo Ohno. O relato se estende por etapas que narram, primeiramente, uma imersão teórica na história do Butoh, com reflexões sobre alguns aspectos importantes para o seu estudo, seguida de uma imersão prática, que consiste na aplicação do laboratório de criação e preparação corporal intitulado Corpo Overdrive, no qual são experimentadas as poéticas de Ohno somadas à uma imagética que estrutura seu roteiro, a fim de possibilitar uma melhor condução dos trabalhos corporais. Em um terceiro momento, é narrado o processo de concepção e montagem cênica do espetáculo Almagesto, que resulta destas imersões e da soma de elementos autoficcionais enquanto matéria-prima, propondo ao público uma experiência estética que potencializa o silêncio como o principal agente dilatador desta presença cênica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação Física e Desportospt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RGSouza.pdf751.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.