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http://hdl.handle.net/11422/25451
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Políticas públicas para difusão de veículos elétricos no mundo e desafios no cenário brasileiro |
Author(s)/Inventor(s): | Santos, Leonardo Garnica de Sant’Anna dos |
Advisor: | Alves, Flávia Chaves |
Abstract: | O processo de eletrificação do setor de transportes visando a redução das emissões de gases de efeito estufa e seus impactos é uma alternativa promissora no cenário global. No cenário brasileiro, as vendas dos veículos elétricos aumentam a cada ano, no entanto, sua participação de mercado ainda é muito baixa (5%). Assim, partindo de estudos de caso de como ocorreu o processo de difusão dos veículos elétricos, especialmente privados, em países selecionados mais avançados na adesão a essa tecnologia, foram realizadas discussões comparando que conjunto de políticas públicas adotadas ao longo do tempo se mostraram mais efetivas na articulação dos diversos agentes envolvidos no setor de transportes. O estudo utilizou informações secundárias encontradas a partir de pesquisa bibliográfica e após o entendimento do desenvolvimento na China, Noruega, França e Alemanha, foi analisado o histórico de medidas aplicadas no território nacional e avaliada as semelhanças e diferenças observadas, considerando fatores econômicos, técnicos, sociodemográficos e de conhecimento. Em relação aos estudos de caso é evidente que presença da indústria automobilística do país apresenta uma participação relevante na definição das políticas adotadas, sendo no caso norueguês que não apresenta uma indústria automobilística forte, um estímulo a redução do preço de importação enquanto nos outros países estudados que tinham interesse de consolidar suas marcas até como exportadoras de veículos elétricos apresentam grande investimento do desenvolvimento de baterias. Outro fator extremamente relevante é a diferença de dimensão territorial, apresentando medidas mais fáceis de serem implementadas em relação as infraestruturas de carregamento no caso europeu, frente a países de grande dimensão territorial como a China e Brasil. Foi concluído que o cenário brasileiro apresenta uma abordagem mais ampla em relação a soluções relacionadas ao setor automotivo, principalmente com políticas bem estruturadas em favor dos biocombustíveis. O processo de difusão dos veículos elétricos no cenário brasileiro só obteve avanços significativos a partir de 2018, sendo as medidas lançadas anteriormente independentes e restritas a um caráter regional. Também é possível aferir que há um avanço representativo dos veículos elétricos nas regiões sul e sudeste do país, apresentando também um maior número de parcerias privadas na promoção de infraestruturas de carregamento. Para um maior desenvolvimento em todo o território nacional, é necessária a colaboração entre o governo, montadoras de carros e outros stakeholders do setor automotivo de forma a propiciar um cenário favorável à utilização dos veículos elétricos, além de incentivas novas tecnologias. |
Keywords: | Veículos elétricos Políticas públicas Indústria automobilística Sustentabilidade |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::VEICULOS E EQUIPAMENTOS DE CONTROLE::VEICULOS DE TRANSPORTES |
Production unit: | Escola de Química |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 20-Dec-2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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