Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25459
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Esteves, Pierre Mothé | - |
dc.contributor.author | Silva, Rayane Caldas | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-02T17:07:58Z | - |
dc.date.available | 2025-04-04T03:00:14Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/25459 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas digitais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.title | Uso de ferramentas digitais no ensino de química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6207084434110255 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Sitton, Natasha Kelber | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2730563914506214 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tamiasso-Martinhon, Priscila | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0907008554946779 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Araujo Neto, Waldmir Nascimento de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4908905422036211 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Gonçalves, Raoni Schroeder Borges | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7872803951931243 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os avanços tecnológicos trouxeram uma série de melhorias para a sociedade, impactando positivamente diversos setores da atividade econômica e social, melhorando a eficiência e otimizando tempo. Na educação, o resultado não seria diferente. A farta disponibilidade de recursos digitais oferece ao aluno e ao professor uma ampla oferta de ferramentas que auxiliam o aprendizado na medida em que contextualizam os conteúdos abordados em sala de aula, seja através de vídeos, simulações, laboratórios virtuais, aplicativos de celular e outros. Por meio deste trabalho, foram identificadas as principais ferramentas digitais atualmente empregadas no ensino de química, bem como analisada sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem. Essas tecnologias têm potencial de tornar as aulas mais dinâmicas e de transformar conceitos abstratos em postulados mais acessíveis, potencializando a aprendizagem e promovendo o engajamento por parte dos estudantes. O estudo concluiu que a adoção das ferramentas digitais no ensino de química são eficazes, mostrando-se como recursos valiosos no desenvolvimento de habilidades científicas e tecnológicas. No entanto, sua adoção no cotidiano escolar ainda enfrenta desafios a serem superados, como a falta de infraestrutura nas escolas, a desigualdade no acesso à tecnologia e a falta de capacitação docente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RCSilva.pdf | 1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.