Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25459
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEsteves, Pierre Mothé-
dc.contributor.authorSilva, Rayane Caldas-
dc.date.accessioned2025-04-02T17:07:58Z-
dc.date.available2025-04-04T03:00:14Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25459-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFerramentas digitaispt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleUso de ferramentas digitais no ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6207084434110255pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Sitton, Natasha Kelber-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2730563914506214pt_BR
dc.contributor.referee1Tamiasso-Martinhon, Priscila-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0907008554946779pt_BR
dc.contributor.referee2Araujo Neto, Waldmir Nascimento de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4908905422036211pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, Raoni Schroeder Borges-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7872803951931243pt_BR
dc.description.resumoOs avanços tecnológicos trouxeram uma série de melhorias para a sociedade, impactando positivamente diversos setores da atividade econômica e social, melhorando a eficiência e otimizando tempo. Na educação, o resultado não seria diferente. A farta disponibilidade de recursos digitais oferece ao aluno e ao professor uma ampla oferta de ferramentas que auxiliam o aprendizado na medida em que contextualizam os conteúdos abordados em sala de aula, seja através de vídeos, simulações, laboratórios virtuais, aplicativos de celular e outros. Por meio deste trabalho, foram identificadas as principais ferramentas digitais atualmente empregadas no ensino de química, bem como analisada sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem. Essas tecnologias têm potencial de tornar as aulas mais dinâmicas e de transformar conceitos abstratos em postulados mais acessíveis, potencializando a aprendizagem e promovendo o engajamento por parte dos estudantes. O estudo concluiu que a adoção das ferramentas digitais no ensino de química são eficazes, mostrando-se como recursos valiosos no desenvolvimento de habilidades científicas e tecnológicas. No entanto, sua adoção no cotidiano escolar ainda enfrenta desafios a serem superados, como a falta de infraestrutura nas escolas, a desigualdade no acesso à tecnologia e a falta de capacitação docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCSilva.pdf1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.