Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25482

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBritto, Waleska Lopes de Almeida-
dc.contributor.authorMoreira, Stela Alves Gaspar-
dc.date.accessioned2025-04-04T16:03:33Z-
dc.date.available2025-04-06T03:00:11Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.identifier.citationMOREIRA, Stela Alves Gaspar. O papel do professor artista licenciado e sua atuação nas relações pedagógicas do balé clássico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25482-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDancingpt_BR
dc.subjectMétodospt_BR
dc.subjectMethodspt_BR
dc.subjectBalé (Dança)pt_BR
dc.subjectBallet dancingpt_BR
dc.subjectLicenciamentopt_BR
dc.subjectLicensurept_BR
dc.subjectProfessores de dançapt_BR
dc.subjectDance teacherspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.titleO papel do professor artista licenciado e sua atuação nas relações pedagógicas do balé clássicopt_BR
dc.title.alternativeThe role of the licensed artist teacher and his performance in the pedagogical relations of classical balletpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2944758398363168pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Marcus Vinícius Machado de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6393289558414593pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende evidenciar a importância do título e experiência do Licenciado em Dança para o artista, que deseja atuar como professor de balé clássico em escolas não formais e técnicas. Abandonando a pedagogia tradicional, onde o professor é declarado como detentor de todo conhecimento e o aluno-bailarino apenas receptor, esta pesquisa busca explorar possibilidades metodológicas para se aplicar em aulas de balé clássico. Seguindo um olhar pedagógico que torna os sujeitos em formação autores dos próprios fazeres artísticos, estimulando a criatividade, a curiosidade e a afetividade, promovendo trabalhos artístico-educativos e abordagens seguindo um novo olhar pedagógico. Mantendo o rigor da técnica clássica, porém com uma condução amorosa, desfazendo a percepção do rigor da técnica clássico ao rigor da atuação docente. Todavia, o presente trabalho revisitará a história de como nasceu o rigor do balé clássico e seu desenvolvimento até os dias atuais; a história da Licenciatura em Dança no Brasil, a pouca oferta desse curso nos dias atuais e alguns métodos do balé clássico; finalizando com a união dos conhecimentos vivenciados enquanto artista aliado as reflexões e experiências proporcionadas durante a graduação em Licenciatura em Dança, resultando nas possibilidades metodológicas no balé clássico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação Física e Desportospt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAGMoreira.pdf856.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.