Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25490
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Candido, Gisele Batista | - |
| dc.contributor.author | Azevedo, Thiago Pires de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-07T13:35:38Z | - |
| dc.date.available | 2025-04-09T03:00:12Z | - |
| dc.date.issued | 2025-03-10 | - |
| dc.identifier.citation | AZEVEDO, Thiago Pires de. Desconstruindo projeções educacionais a partir da fenomenologia de Merleau-Ponty. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/25490 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação básica | pt_BR |
| dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
| dc.subject | Filosofia | pt_BR |
| dc.subject | Merleau-Ponty | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| dc.title | Desconstruindo projeções educacionais a partir da fenomenologia de Merleau-Ponty | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8872545954669606 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Mendonça, Alexandre Ferreira | - |
| dc.contributor.referee2 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
| dc.description.resumo | A educação tradicional frequentemente reduz o aluno a um objeto de correção ou a uma abstração conceitual, ignorando sua vivência concreta. O empirismo, ao tratá-lo como um ser disfuncional sem considerar seu contexto cultural e relacional, e o intelectualismo, ao reduzi-lo a uma construção conceitual que desconsidera sua realidade fenomenológica, restringem sua experiência de aprendizagem. Esta monografia investiga as projeções feitas sobre o estudante no contexto educacional, explorando as tensões entre os paradigmas de ensino e a realidade escolar. A partir de uma abordagem fenomenológica, propõe-se uma compreensão mais profunda das relações educativas, reconhecendo que a aprendizagem ocorre na interseção entre corpo, mente e contexto social. Fundamentado em Merleau-Ponty, o estudo questiona modelos que restringem a liberdade do educando e aponta para uma educação que, em vez de enquadrá-lo em estruturas fixas, valorize sua experiência e potencial criativo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Pedagogia | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TPAzevedo.pdf | 576.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.