Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25490

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCandido, Gisele Batista-
dc.contributor.authorAzevedo, Thiago Pires de-
dc.date.accessioned2025-04-07T13:35:38Z-
dc.date.available2025-04-09T03:00:12Z-
dc.date.issued2025-03-10-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Thiago Pires de. Desconstruindo projeções educacionais a partir da fenomenologia de Merleau-Ponty. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25490-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectMerleau-Pontypt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleDesconstruindo projeções educacionais a partir da fenomenologia de Merleau-Pontypt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8872545954669606pt_BR
dc.contributor.referee1Mendonça, Alexandre Ferreira-
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.description.resumoA educação tradicional frequentemente reduz o aluno a um objeto de correção ou a uma abstração conceitual, ignorando sua vivência concreta. O empirismo, ao tratá-lo como um ser disfuncional sem considerar seu contexto cultural e relacional, e o intelectualismo, ao reduzi-lo a uma construção conceitual que desconsidera sua realidade fenomenológica, restringem sua experiência de aprendizagem. Esta monografia investiga as projeções feitas sobre o estudante no contexto educacional, explorando as tensões entre os paradigmas de ensino e a realidade escolar. A partir de uma abordagem fenomenológica, propõe-se uma compreensão mais profunda das relações educativas, reconhecendo que a aprendizagem ocorre na interseção entre corpo, mente e contexto social. Fundamentado em Merleau-Ponty, o estudo questiona modelos que restringem a liberdade do educando e aponta para uma educação que, em vez de enquadrá-lo em estruturas fixas, valorize sua experiência e potencial criativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TPAzevedo.pdf576.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.