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dc.contributor.advisorBurrowes, Patricia Cecilia-
dc.contributor.authorCardoso, Lais Lucena-
dc.date.accessioned2025-04-08T18:04:27Z-
dc.date.available2025-04-10T03:00:10Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.citationCARDOSO, Lais Lucena. O mundo cor-de-rosa outra vez: nostalgia como estratégia de fidelização de marcas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25497-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectConsumidorespt_BR
dc.subjectFidelizaçãopt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectMarcaspt_BR
dc.titleO mundo cor-de-rosa outra vez: nostalgia como estratégia de fidelização de marcaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5814638513632403pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Sandro Torres de-
dc.contributor.referee2Rett, Lucimara-
dc.description.resumoO presente trabalho investiga como o marketing de nostalgia é utilizado como estratégia para fidelização de consumidores, com foco na análise de produções audiovisuais. Além da exploração de conceitos chaves como memória, branded content e retro-marketing, destaca-se de que forma o uso da nostalgia para evocar emoções e memórias positivas que conectam o público às marcas. A partir da análise de um exemplo atual do filme Barbie (2023), constatou-se como elementos nostálgicos são incorporados a narrativas para gerar engajamento e reposicionar marcas de forma inclusiva e moderna. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa, com métodos de levantamento bibliográfico e etnografia digital, com o objetivo de analisar as reações do público nas redes sociais. Por fim, conclui-se que o marketing de nostalgia, ao despertar emoções atemporais, potencializa o sucesso das marcas em ummercado competitivo e culturalmente dinâmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

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