Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25509

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Percepções de mulheres negras acerca do tema diversidade no ensino de ciências: um estudo de caso na educação de jovens e adultos
Author(s)/Inventor(s): Bartolo, Mariana Freitas Aleixo de
Advisor: Silva, Joaquim Fernando Mendes da
Abstract: A abordagem sobre diversidade étnico-racial e de gênero ainda é pouco discutida no ensino de ciências. Apesar do racismo e machismo presente nas escolas, as instituições e currículos não se mostram inclusivos para todos os grupos. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar o que cinco mulheres negras estudantes da EJA entendem como diversidade e sua importância. Foi realizado um estudo de caso, apontando que a diversidade étnico-racial e de gênero é negligenciada pela falta de abordagem no ensino de ciências, contribuindo assim para a falta de representatividade e discriminação de mulheres negras nas áreas científicas perpetuando um ensino racista e machista.
Keywords: Diversidade
Mulheres negras
Discriminação
Educação de jovens e adultos
Ensino de Ciências
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 30-Nov-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFABartolo.pdf751.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.