Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25509
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Percepções de mulheres negras acerca do tema diversidade no ensino de ciências: um estudo de caso na educação de jovens e adultos |
| Author(s)/Inventor(s): | Bartolo, Mariana Freitas Aleixo de |
| Advisor: | Silva, Joaquim Fernando Mendes da |
| Abstract: | A abordagem sobre diversidade étnico-racial e de gênero ainda é pouco discutida no ensino de ciências. Apesar do racismo e machismo presente nas escolas, as instituições e currículos não se mostram inclusivos para todos os grupos. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar o que cinco mulheres negras estudantes da EJA entendem como diversidade e sua importância. Foi realizado um estudo de caso, apontando que a diversidade étnico-racial e de gênero é negligenciada pela falta de abordagem no ensino de ciências, contribuindo assim para a falta de representatividade e discriminação de mulheres negras nas áreas científicas perpetuando um ensino racista e machista. |
| Keywords: | Diversidade Mulheres negras Discriminação Educação de jovens e adultos Ensino de Ciências |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Production unit: | Instituto de Química |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 30-Nov-2023 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MFABartolo.pdf | 751.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.