Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25510
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Potencialidades do audiovisual na educação de jovens e adultos: uma proposta situada no Ensino de Química a partir do tema “Antibióticos”
Author(s)/Inventor(s): Corrêa, Mariana Ferreira Dutra
Advisor: Araujo Neto, Waldmir Nascimento de
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda a inclusão e a integração do audiovisual no ensino de Química, com foco na Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio da proposição de uma atividade com sentidos interdisciplinares, e com viés extracurricular, ao explorar aspectos da história, fundamentos da química e impacto dos antibióticos, com ênfase para a penicilina. O objetivo geral é estudar como tópicos familiares ao estudante da EJA podem promover discussões relevantes no contexto da disciplina de Química, a partir de uma atividade extracurricular, ao buscar estabelecer conexão entre estudantes e temas que possuem vínculos disciplinares com a química, e usar para isso um recurso familiar, o vídeo, para oferecer debates sobre um tópico científico complexo, mas profundamente imbricado na dinâmica social. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta desafios específicos devido às diferentes experiências e expectativas de seus alunos. Nesse contexto, estratégias pedagógicas que consideram a realidade e a bagagem dos alunos são fundamentais para uma educação eficaz e inclusiva. A inclusão de métodos interdisciplinares em uma matriz de ação extracurricular e o uso de recursos visuais, podem contribuir para tornar o ensino da química no segmento da EJA mais envolvente para esse público. Ao explorar a história e a relevância da penicilina e dos antibióticos, esta proposta pedagógica procura não apenas apresentar conteúdo científico, mas também abordar questões sociais, econômicas e ambientais associadas a esses medicamentos. A interdisciplinaridade emerge como meio eficaz de relacionar conceitos químicos com outras áreas do conhecimento na matriz extracurricular, o que se considera como solo didático na proposta pedagógica, além de funcionar como meio para o debate de temas e situações da própria vida dos estudantes da EJA, para que possam perceber conexões entre química e sua vida.
Keywords: Antibióticos
Ensino de química
EJA
Audiovisual
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFDCorrêa.pdf409.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.