Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25512

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Qualidade da água como motivador para o ensino de ciências
Author(s)/Inventor(s): Alves, Edna Lopes
Advisor: Souza, Roseli Martins de
Abstract: A OMS (Organização Mundial de Saúde) aponta uma situação alarmante de falta de acesso a água potável em diferentes regiões do mundo. Este é um tema transversal, importante para ser trabalhado na Educação Básica a fim de conscientizar estudantes a respeito deste problema e, assim, incentivar a reflexão e sugestão de melhorias para a sociedade. Para isso, a ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) surge como uma metodologia adequada para a proposta desse trabalho por impulsionar o aprendizado utilizando cenários-problema e estimulando ativamente os estudantes. Esse trabalho apresenta o desenvolvimento de uma atividade prática com a turma de ensino médio técnico em Química, QUIM241, do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), abordando a relação entre qualidade da água, saúde e meio ambiente e discutindo como estes tópicos podem ser inseridos na educação. Visa ainda incentivar o caráter investigativo da química como ciência através de sua aplicação direta. A importância do conhecimento e do rigor científico também entram em questão pela relevância do controle da qualidade da água potável e como isso afeta diretamente a saúde da população e o meio ambiente. Como resultado, esse trabalho apresenta, utilizando abordagem quantitativa e qualitativa, a percepção e o aprendizado dos estudantes da Turma QUIM241 acerca do tema qualidade da água antes e após a aplicação da atividade prática, colocando os próprios estudantes como protagonistas de suas percepções, discussões de resultados e conclusões. A aplicação da metodologia retorna de forma positiva, um ganho no aproveitamento da turma, correspondente ao estudo, levando a efetividade na construção do conhecimento por parte dos alunos utilizando de princípios da ABP
Keywords: Água contaminada
Aprendizagem Baseada em Problemas
Estudo prático
Tratamento da água
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 20-Dec-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELAlves.pdf730.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.