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http://hdl.handle.net/11422/25520
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Entre tubos de ensaio e memórias: a jornada autobiográfica de um estudante negro de licenciatura em química na UFRJ |
| Author(s)/Inventor(s): | Santos Junior, Anderson Aquino dos |
| Advisor: | Moreira, Leonardo Maciel |
| Co-advisor: | Valle, Anita Ferreira do |
| Abstract: | A pesquisa autobiográfica pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento, como a educação, a história, a sociologia, a antropologia, entre outras. Isso porque ela permite uma compreensão mais profunda e contextualizada da realidade pesquisada, a partir da perspectiva dos próprios sujeitos envolvidos. A narrativa autobiográfica pode ser utilizada como ferramenta metodológica de pesquisa de diversas maneiras; alguns dos principais usos incluem: formação profissional e a compreensão da subjetividade humana, produção de conhecimento científico. Neste trabalho utilizei a pesquisa autobiográfica como fonte e ferramenta de pesquisa com o objetivo de através da minha narrativa (explicitando minhas vivências e expondo minhas memórias) mostrar que todos os desafios enfrentados por mim na minha trajetória como estudante do curso de Licenciatura em Química da UFRJ na verdade é uma narrativa particular de problemáticas sistêmicas que são recorrentes e que também ocorrem com outros estudantes graduandos de universidades públicas. Além de trazer a influência do racismo estrutural como barreiras enfrentadas ao longo da minha graduação e da minha vida, porque o racismo influencia toda a vida de uma pessoa preta, além da minha realidade como um estudante que trabalha; sempre relacionando a minha narrativa com evidências históricas e vivências de outros estudantes que enfrentaram ou enfrentam os mesmos desafios que eu para corroborar, fundamentar meus argumentos e demonstrar a relação que há entre as questões raciais e a minha realidade enquanto uma pessoa preta e graduanda de uma universidade pública. Mostrando ainda que esta pesquisa, que fala sobre mim, revela que muitos dos obstáculos que enfrentei foram apenas por eu ser uma pessoa negra e são reflexo das tentativas de apagamento e impedimento de avanços das pessoas negras neste país. Por fim, um desejo ardente de que este trabalho pioneiro possa servir de inspiração para outros estudantes negros da UFRJ que enfrentam os mesmos obstáculos que eu (ou até piores) não desistam e entendam o lugar justo e legítimo que ocupam dentro desta universidade. |
| Keywords: | Relações étnico-raciais Ensino de química |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Production unit: | Instituto de Química |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 12-Jan-2024 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Química |
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