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http://hdl.handle.net/11422/25541
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | As práticas informacionais da comunidade discursiva sobre Transtorno do Espectro Autista |
| Autor(es)/Inventor(es): | Dias, Carla Deborah Neiva |
| Orientador: | Zattar, Marianna |
| Resumo: | Trata sobre as práticas informacionais da comunidade discursiva sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tem como objetivo geral fazer essa análise da prática informacional de quem possui Transtorno de Espectro Autista (TEA) através das informações sobre autismo tratadas pela comunidade discursiva, ou seja, por meio do compartilhamento de informações, troca de notícias, conversas e qualquer interação comunicativa. Essa comunidade discursiva pode ser considerada diante da forma presencial ou, também, da forma online, uma vez que a tecnologia é considerada como uma ferramenta primordial na evolução da humanidade. Sendo assim, identificando como essas informações influenciam no comportamento informacional, no conhecimento e na progressão do Autismo, fazendo com que toda a sociedade consiga obter impacto cultural, social e educacional sobre a existência de pessoas que possuem TEA. Para isso, constitui-se uma pesquisa exploratória e qualitativa, que utiliza como técnica de coleta de dados o questionário, composta por perguntas abertas e fechadas, compartilhada na internet (whatsapp, facebook e instagram) com pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista. Para analisar os dados, utilizou-se um estudo de levantamento de pesquisa baseado nas respostas obtidas. A comunidade empenhada no tema do Autismo e participante da pesquisa foram, como dito anteriormente, pessoas que possuem TEA, maiores de 18 anos e de nacionalidade brasileira. Os resultados da pesquisa mostram que a comunidade discursiva é referente aos padrões das práticas informacionais e que as motivações para o uso da web são diversas. Os indivíduos usam as mídias sociais como fonte de informação para obter soluções e notícias sobre suas necessidades pessoais e são abertos à troca de informações, permitindo o progresso do TEA. As informações compartilhadas têm, em sua maioria, objetivo interativo e revelam que a web/internet funciona como um meio de informação que amplia a cultura e os valores dos indivíduos. O estudo também revelou que o acesso à informação permite que a evolução da humanidade ocorra de forma positiva e eficaz, uma vez que as informações encontradas na web podem impactar o cotidiano dos portadores do Transtorno do Espectro Autista. Conclui-se que a prática informacional influencia na tomada de decisões no dia-a-dia dos indivíduos, colaborando também com o tratamento e diagnóstico do transtorno. |
| Palavras-chave: | Comportamento informacional Transtorno do espectro autista Autismo |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
| Unidade produtora: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 22-Dez-2022 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | DIAS, Carla Deborah Neiva. As práticas informacionais da comunidade discursiva sobre Transtorno do Espectro Autista. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
| Aparece nas coleções: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
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