Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25545
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Formação acadêmica e mercado de trabalho de Ciências Contábeis
Author(s)/Inventor(s): Almeida, Leonardo Campos
Advisor: Pereira, Eliane Ribeiro
Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar o impacto propiciado pela formação dos cursos de Ciências Contábeis na atuação dos discentes que atuam no mercado financeiro. Para tal, foi realizado um estudo de caso de uma empresa do ramo do BPO Financeiro, a fim de identificar as principais atividades operacionais da rotina financeira e efetuar um contraponto com a grade curricular do curso de Ciências Contábeis das duas principais Universidades públicas do Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense. Foi observado que as universidades possuem currículos bastante diversificados e contém em suas grades diferentes disciplinas da área financeira, que atendem boa parte dos quesitos para uma atuação competitiva no mercado; todavia, conteúdos atuais fundamentais, relacionados à tecnologia e inovação não são abordados e precisam ser incluídos.
Keywords: Ensino superior
Currículo
Ciências contábeis
Mercado financeiro
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ALMEIDA, Leonardo Campos. Formação acadêmica e mercado de trabalho de Ciências Contábeis. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LCAlmeida.pdf191.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.