Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/25561

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Da origem do mito à adaptação: de Hipólita à criação da Mulher-Maravilha
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Aline Ferreira dos
Orientador: Paz, Eliane Hatherly
Resumo: É inegável que a Mulher-Maravilha tem como uma de suas principais referências a mitologia das amazonas, guerreiras lendárias que ficaram popularmente conhecidas por causa dos famosos mitos gregos. Ainda assim, Diana é a amazona mais famosa de todos os tempos, mesmo tendo sua origem nos quadrinhos dos anos de 1940 e não na Grécia Antiga. Com o objetivo de estudar como a evolução do mito das amazonas ocorreu ao longo do tempo, usamos como objetos de pesquisa os quadrinhos de George Pérez (Lendas do Universo DC - Mulher-Maravilha volumes 1 e 2), o livro de Monteiro Lobato (Os Doze Trabalhos de Hércules) e o filme Mulher-Maravilha de 2017. Também debatemos a transformação do significado da palavra mito, desde a sua origem como “história real” até chegar ao entendimento atribuído atualmente. Por fim, discutimos como a adaptação dessa mitologia para narrativas gráficas, literárias e audiovisuais transformou a imagem das amazonas na sociedade, de guerreiras tidas como “selvagens” na antiguidade ao símbolo da luta pelos direitos e igualdade das mulheres, tendo como foco a personagem que mudou o papel das heroínas na cultura pop – a Mulher-Maravilha.
Palavras-chave: Adaptação
Mitologia
Grécia antiga
Cultura pop
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Dez-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Aline Ferreira dos. Da origem do mito à adaptação: de Hipólita à criação da Mulher-Maravilha. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Comunicação - Produção editorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ASANTOS-min.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.