Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25563
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O nu frontal de Norma Bengell em Os Cafajestes (1962): representações femininas, moral e gênero no cinema brasileiro dos anos 1960 |
Author(s)/Inventor(s): | Oliveira, Carolina Filgueiras de |
Advisor: | Bogado, Maria Del-Vecchio |
Abstract: | A pesquisa aborda o impacto cultural e social do primeiro nu frontal no cinema brasileiro, protagonizado por Norma Bengell no filme Os Cafajestes (1962), de Ruy Guerra, analisando sua recepção pela mídia impressa dos anos 1960. Contextualizado no Cinema Novo, movimento que uniu estética inovadora e crítica social, o estudo discute como a cena polêmica refletiu as tensões morais e as dinâmicas de poder de gênero da época. A análise detalha as críticas moralistas enfrentadas pelo filme, censurado tanto pela sociedade quanto por interesses comerciais do próprio produtor, Jece Valadão, ilustrando as dificuldades de expressão artística em um período de conservadorismo social. O trabalho explora ainda como o corpo feminino foi representado no cinema brasileiro da década de 1960, evidenciando a objetificação da mulher e as limitações impostas pela moral patriarcal. Em contrapartida, destaca-se a resistência de Bengell, que desafiou normas de gênero ao protagonizar uma cena que transcendeu a estética para se tornar um marco na luta por liberdade feminina. A investigação utiliza fontes primárias, como reportagens da época, para interpretar as percepções midiáticas e suas relações com os valores dominantes da sociedade. Por meio de capítulos dedicados à análise das representações femininas no Cinema Novo e ao impacto cultural da nudez na mídia, a pesquisa examina as tensões entre expressão artística, ideologia dominante e lutas feministas. Conclui-se que Os Cafajestes não apenas desafiou os padrões de sua época, mas também lançou luz sobre as contradições de uma sociedade em transformação, oferecendo uma crítica contundente à classe média urbana e ao papel subalterno atribuído às mulheres na cultura cinematográfica e social do período. |
Keywords: | Censura Nudez Feminismo Gênero |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::RADIODIFUSAO |
Production unit: | Escola de Comunicação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 29-Jan-2025 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | OLIVEIRA, Carolina Filgueiras de. O nu frontal de Norma Bengell em Os Cafajestes (1962): representações femininas, moral e gênero no cinema brasileiro dos anos 1960. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_COLIVEIRA-min.pdf | 268 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.