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http://hdl.handle.net/11422/25567
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Capeller, Ivan | - |
| dc.contributor.author | Rodrigues, Leandro Pinheiro | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-14T21:14:25Z | - |
| dc.date.available | 2025-04-16T03:00:13Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
| dc.identifier.citation | RODRIGUES, Leandro Pinheiro. O impeachment de Dilma Rousseff e o documentário brasileiro: o Processo e Democracia em Vertigem. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/25567 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Documentário | pt_BR |
| dc.subject | Cinema brasileiro | pt_BR |
| dc.subject | Democracia | pt_BR |
| dc.title | O impeachment de Dilma Rousseff e o documentário brasileiro: o Processo e Democracia em Vertigem | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2258303291123908 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Bogado, Maria Del-Vecchio | - |
| dc.contributor.referee2 | Callou, Hermano Arraes | - |
| dc.description.resumo | O estudo analisa a produção cinematográfica do gênero documental realizada no Brasil que deu enfoque à crise institucional que ocorreu no país no período entre 2013 e 2018 e que envolveu o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores, em 2016. É dado destaque às análises fílmicas de dois longas-metragens do gênero documentário que abordaram esta temática com procedimentos de linguagem distintos: O Processo (Maria Augusta Ramos, 2018) e Democracia em Vertigem (Petra Costa, 2019). Os documentários estudados são abordados a partir da perspectiva da representação e são interpretados como “textos fílmicos” articulados em igualdade epistemológica com textos do campo da ciência política, da história, da teoria do cinema e da crítica cinematográfica para investigar a eficácia do gênero documental como representação da política e objeto de memória histórica. Esta efetividade pode ser satisfatória em alguns aspectos, principalmente quando atua em contraponto a uma narrativa hegemônica e amplamente vinculada pela grande mídia. Porém, os filmes encontram também limitações e insuficiências para tornar legível a complexidade do momento histórico através do cinema. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo | |
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