Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25567

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCapeller, Ivan-
dc.contributor.authorRodrigues, Leandro Pinheiro-
dc.date.accessioned2025-04-14T21:14:25Z-
dc.date.available2025-04-16T03:00:13Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Leandro Pinheiro. O impeachment de Dilma Rousseff e o documentário brasileiro: o Processo e Democracia em Vertigem. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25567-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.titleO impeachment de Dilma Rousseff e o documentário brasileiro: o Processo e Democracia em Vertigempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2258303291123908pt_BR
dc.contributor.referee1Bogado, Maria Del-Vecchio-
dc.contributor.referee2Callou, Hermano Arraes-
dc.description.resumoO estudo analisa a produção cinematográfica do gênero documental realizada no Brasil que deu enfoque à crise institucional que ocorreu no país no período entre 2013 e 2018 e que envolveu o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores, em 2016. É dado destaque às análises fílmicas de dois longas-metragens do gênero documentário que abordaram esta temática com procedimentos de linguagem distintos: O Processo (Maria Augusta Ramos, 2018) e Democracia em Vertigem (Petra Costa, 2019). Os documentários estudados são abordados a partir da perspectiva da representação e são interpretados como “textos fílmicos” articulados em igualdade epistemológica com textos do campo da ciência política, da história, da teoria do cinema e da crítica cinematográfica para investigar a eficácia do gênero documental como representação da política e objeto de memória histórica. Esta efetividade pode ser satisfatória em alguns aspectos, principalmente quando atua em contraponto a uma narrativa hegemônica e amplamente vinculada pela grande mídia. Porém, os filmes encontram também limitações e insuficiências para tornar legível a complexidade do momento histórico através do cinema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Radialismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LPRodrigues.pdf573.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.