Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25591

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação de processos de tratamento para remoção de corante índigo de efluentes industriais têxteis
Author(s)/Inventor(s): Salgado, Andressa Teixeira de Souza
Advisor: Campos, Juacyara Carbonelli
Abstract: A indústria têxtil brasileira, importante setor econômico do país, destaca-se na produção de denim, usado na fabricação de jeans, e está entre os maiores produtores globais de malhas. Entretanto, esta indústria enfrenta desafios significativos relacionados ao uso intensivo de água e à geração de efluentes altamente poluentes e com forte coloração. O corante índigo, utilizado predominantemente para a coloração de jeans, não é completamente fixado ao tecido durante o tingimento, resultando em um descarte significativo nos efluentes. O descarte sem tratamento desses efluentes causa impactos negativos no meio ambiente e potenciais riscos à saúde humana e de organismos aquáticos. O tratamento de efluentes têxteis é um desafio para esta indústria devido à complexidade da composição do efluente e à estabilidade química e recalcitrância dos corantes, desta forma, é necessário identificar processos de tratamento eficazes que atendam as normas ambientais vigentes e que sejam economicamente viáveis. O presente trabalho avaliou, por meio de pesquisa bibliográfica, os principais processos de tratamento para a remoção do corante índigo de efluentes têxteis, pontuando as vantagens e desvantagens de cada processo, e comparando-os quanto à eficiência, custo e capacidade de degradação do corante. A análise revelou que os processos oxidativos avançados, a filtração por membranas e a biodegradação se destacam pela elevada eficiência, enquanto os processos de biossorção, coagulação e adsorção apresentaram menor custo. Já os processos oxidativos e a biodegradação são capazes de degradar completamente ou transformar o corante em substâncias menos tóxicas. Processos como filtração por membrana e oxidativos, são eficazes para a reutilização da água do efluente, enquanto o processo de filtração por membrana também oferece a possibilidade de reúso do corante. Por fim, verificou-se também que a integração de diferentes processos é uma estratégia promissora para melhorar a eficiência geral do tratamento e reduzir custos.
Keywords: Indústria têxtil
Corantes
Tratamento de efluentes
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::TRATAMENTO DE AGUAS DE ABASTECIMENTO E RESIDUARIAS::ESTUDOS E CARACTERIZACAO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 17-Jul-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SALGADO, Andressa Teixeira de Souza. Avaliação de processos de tratamento para remoção de corante índigo de efluentes industriais têxteis. 2024. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Química Industrial, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Química Industrial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ATSSalgado.pdf729.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.