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http://hdl.handle.net/11422/25600
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Mothé, Michelle Gonçalves | - |
| dc.contributor.author | Cunha, Joyce Rodrigues de Oliveira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-17T16:14:24Z | - |
| dc.date.available | 2025-04-19T03:00:12Z | - |
| dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/25600 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Asfalto | pt_BR |
| dc.subject | Análise térmica | pt_BR |
| dc.title | Estudo comparativo de agentes modificadores em ligantes asfálticos por análise térmica | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0712684631748203 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9534649594929615 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorCo1 | Mothé, Chiela Gonçalves | - |
| dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8685694816287024 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Viana, Marcelo Mendes | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2879216880730517 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Viana, Larisssa Morais | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2117613648341652 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O Brasil possui uma extensa malha rodoviária, que desempenha um papel importante no transporte de mercadorias e passageiros impactando assim o desenvolvimento econômico do país. O principal componente da pavimentação dessas estradas e rodovias é o ligante asfáltico de petróleo (CAP) ou apenas asfalto, que pode ser definido como um material viscoso e de cor escura proveniente do petróleo cru ou presente em jazidas na forma de asfalto natural. A fim de melhorar a resistência mecânica, térmica e vida útil dos ligantes asfálticos, eles são misturados com agentes modificadores. O presente trabalho tem como objetivo o estudo do comportamento térmico de amostras de ligantes asfálticos modificados de modo a avaliar o seu comportamento e sua estabilidade térmica. Os agentes modicadores utilizados foram a borra oleosa de petróleo, a borracha de pneu inservível e o Líquido da Casca de Castanha de Caju (LCC). Foram analisadas seis amostras neste trabalho, são elas: o ligante puro (CAP 50/70), uma mistura (M1) de borra oleosa de petróleo com pó de borracha de pneus, uma amostra de ligante modificado com 10% m/m de M1 (CM1-10) e outra com 20% m/m de M1 (CM1-20), ligante modificado com 10% m/m de M1 e 1% de LCC (CM1L-10) e ligante modificado com 20% m/m de M1 e 1% de LCC (CM1L-20). Todas as amostras foram caracterizadas por análise térmica utilizando as técnicas de TG, DTG e DTA no analisador termogravimétrico, modelo SDT Q600, da marca TA Instruments em uma razão de aquecimento de 10°C/min variando a temperatura de 25 até 1000°C em atmosfera inerte, utilizando aproximadamente 10 mg de amostra. A Análise Térmica se mostrou uma técnica eficiente na confirmação da incorporação da mistura de rejeitos (pneu e borra) e do LCC no ligante asfáltico. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Engenharia Química | |
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