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dc.contributor.advisorMothé, Michelle Gonçalves-
dc.contributor.authorCunha, Joyce Rodrigues de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-04-17T16:14:24Z-
dc.date.available2025-04-19T03:00:12Z-
dc.date.issued2024-07-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25600-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAsfaltopt_BR
dc.subjectAnálise térmicapt_BR
dc.titleEstudo comparativo de agentes modificadores em ligantes asfálticos por análise térmicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0712684631748203pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9534649594929615pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Mothé, Chiela Gonçalves-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685694816287024pt_BR
dc.contributor.referee1Viana, Marcelo Mendes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2879216880730517pt_BR
dc.contributor.referee2Viana, Larisssa Morais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2117613648341652pt_BR
dc.description.resumoO Brasil possui uma extensa malha rodoviária, que desempenha um papel importante no transporte de mercadorias e passageiros impactando assim o desenvolvimento econômico do país. O principal componente da pavimentação dessas estradas e rodovias é o ligante asfáltico de petróleo (CAP) ou apenas asfalto, que pode ser definido como um material viscoso e de cor escura proveniente do petróleo cru ou presente em jazidas na forma de asfalto natural. A fim de melhorar a resistência mecânica, térmica e vida útil dos ligantes asfálticos, eles são misturados com agentes modificadores. O presente trabalho tem como objetivo o estudo do comportamento térmico de amostras de ligantes asfálticos modificados de modo a avaliar o seu comportamento e sua estabilidade térmica. Os agentes modicadores utilizados foram a borra oleosa de petróleo, a borracha de pneu inservível e o Líquido da Casca de Castanha de Caju (LCC). Foram analisadas seis amostras neste trabalho, são elas: o ligante puro (CAP 50/70), uma mistura (M1) de borra oleosa de petróleo com pó de borracha de pneus, uma amostra de ligante modificado com 10% m/m de M1 (CM1-10) e outra com 20% m/m de M1 (CM1-20), ligante modificado com 10% m/m de M1 e 1% de LCC (CM1L-10) e ligante modificado com 20% m/m de M1 e 1% de LCC (CM1L-20). Todas as amostras foram caracterizadas por análise térmica utilizando as técnicas de TG, DTG e DTA no analisador termogravimétrico, modelo SDT Q600, da marca TA Instruments em uma razão de aquecimento de 10°C/min variando a temperatura de 25 até 1000°C em atmosfera inerte, utilizando aproximadamente 10 mg de amostra. A Análise Térmica se mostrou uma técnica eficiente na confirmação da incorporação da mistura de rejeitos (pneu e borra) e do LCC no ligante asfáltico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Química

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