Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/25676

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Avaliação do impacto da pandemia em indicadores econômico-financeiros de empresas do setor de saúde listadas na B3
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Rafaela Fonseca Romano da
Tutor: Roquete, Raphael Moses
Resumen: A pandemia de COVID-19 constituiu um desafio para os mais diversos setores da economia no Brasil e no mundo. Durante esse período, com o grande número de internações e casos de óbito, ficou evidente o quão essencial e importante é o setor de saúde tanto nesse momento crítico quanto no transcorrer das atividades normais da sociedade. A análise de indicadores econômico-financeiros é uma das principais técnicas de análise que permite a verificação de tendências, comportamentos e da situação financeira das empresas. Nesse contexto o objetivo deste trabalho é analisar como as medidas de distanciamento social impostas pela pandemia de COVID-19 e o grande número de casos da doença e óbitos afetaram os indicadores econômico- financeiros de empresas de capital aberto do setor de saúde listadas na bolsa de valores brasileira através da análise da variação dos indicadores econômico-financeiros entre os anos de 2019 e 2021. Para obtenção dos valores dos indicadores dos terceiros trimestres de 2019 e 2020 e o quarto trimestre de 2021 foi utilizada a base de dados da ferramenta Economatica®. Esta pesquisa caracteriza-se pelo uso de metodologia descritiva com uma abordagem qualitativa de forma a interpretar e estabelecer uma relação temporal entre os indicadores. Foram analisadas as variações de 11 indicadores de 17 empresas do setor de saúde entre períodos considerados anterior, durante e posterior à pandemia que resultou em uma avaliação para o período de pandemia de piora nos indicadores de Participação de Capitais de Terceiros, Giro do Ativo e para o Retorno sobre o Investimento, uma melhora dos indicadores de Liquidez Geral, Corrente e Seca e para os indicadores de Imobilização do Patrimônio Líquido, de Margem Operacional e Líquida, Retorno sobre Ativo e Retorno sobre o Patrimônio Líquido não observou-se uma tendência entre as empresas que indicasse um impacto negativo ou positivo. Para o período considerado posterior à pandemia, os indicadores, de maneira geral, resultaram em uma análise de melhora em relação ao período de pandemia.
Materia: Indicadores econômicos
Indicadores financeiros
Pandemias
Setor de saúde
Desempenho
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Rafaela Fonseca Romano da. Avaliação do impacto da pandemia em indicadores econômico-financeiros de empresas do setor de saúde listadas na B3. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RFRSilva.pdf1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.