Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25721
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Educação musical inclusiva para pessoas com deficiência |
| Author(s)/Inventor(s): | Araújo, Kamila |
| Advisor: | Paz, Aline da |
| Abstract: | Esta pesquisa aborda a Educação Musical Inclusiva, analisando leis e diretrizes que fundamentam a inclusão de alunos com deficiência no contexto educacional brasileiro, tais como a LDB, a Constituição Federal e os tratados internacionais da ONU. Discute-se a relação entre música e musicoterapia, destacando o papel pedagógico da música como ferramenta de inclusão. A formação docente é comprovada criticamente, evidenciando lacunas na preparação de professores para lidar com a diversidade em sala de aula. Além disso, são apresentadas metodologias, atividades e adaptações para o ensino de músicas voltadas para diferentes deficiências — visuais, físicas, mentais e auditivas —, com propostas práticas para promover o acesso equitativo às experiências musicais. O trabalho enfatiza a necessidade de reflexão e ações que combinem legislação, formação docente e práticas pedagógicas inclusivas, contribuindo para a efetivação de uma Educação Musical verdadeiramente acessível e transformadora. |
| Keywords: | Educação musical Educação inclusiva Musicoterapia |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
| Production unit: | Escola de Música |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2024 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Música |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| KAraujo.pdf | 323.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.