Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25721

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Educação musical inclusiva para pessoas com deficiência
Author(s)/Inventor(s): Araújo, Kamila
Advisor: Paz, Aline da
Abstract: Esta pesquisa aborda a Educação Musical Inclusiva, analisando leis e diretrizes que fundamentam a inclusão de alunos com deficiência no contexto educacional brasileiro, tais como a LDB, a Constituição Federal e os tratados internacionais da ONU. Discute-se a relação entre música e musicoterapia, destacando o papel pedagógico da música como ferramenta de inclusão. A formação docente é comprovada criticamente, evidenciando lacunas na preparação de professores para lidar com a diversidade em sala de aula. Além disso, são apresentadas metodologias, atividades e adaptações para o ensino de músicas voltadas para diferentes deficiências — visuais, físicas, mentais e auditivas —, com propostas práticas para promover o acesso equitativo às experiências musicais. O trabalho enfatiza a necessidade de reflexão e ações que combinem legislação, formação docente e práticas pedagógicas inclusivas, contribuindo para a efetivação de uma Educação Musical verdadeiramente acessível e transformadora.
Keywords: Educação musical
Educação inclusiva
Musicoterapia
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Production unit: Escola de Música
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KAraujo.pdf323.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.