Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25743

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorContino, Joana Martins-
dc.contributor.authorViana, Bianca Guimaraens Viana-
dc.date.accessioned2025-05-08T14:40:21Z-
dc.date.available2025-05-10T03:00:10Z-
dc.date.issued2024-12-04-
dc.identifier.citationVIANA, Bianca Guimaraens. Ratefy: uma rede social para avaliação de produtos e serviços. 2024. 109 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25743-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectUsuários da Internetpt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectInternet userspt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.titleRatefy: uma rede social para avaliação de produtos e serviçospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2630848049734147pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3240776604237407pt_BR
dc.contributor.referee1Heinrich, Fabiana Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4318694756169261pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira Junior, Clorisval Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9391666193621679pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso descreve as etapas para o desenvolvimento de uma plataforma que centraliza opiniões e avaliações confiáveis em um único local, simplificando a tomada de decisão dos usuários e promovendo um espaço de interação entre amigos e conhecidos. O projeto teve início com uma pesquisa aprofundada sobre a evolução das redes sociais, analisando seu panorama atual e os impactos sociais, com o objetivo de fornecer dados importantes para a construção do projeto. A metodologia adotada foi fundamentada nos cinco planos da experiência do usuário de Jesse James Garrett (estratégia, escopo, estrutura, esqueleto e superfície), orientando o design do aplicativo. Inicialmente, foi realizada uma análise de plataformas semelhantes, seguida pela aplicação da Matriz CSD e de um questionário on-line, que forneceram informações valiosas para pautar a tomada de decisões posterior. Além disso, foram realizados processos como card sorting, a criação de um sitemap e a definição de fluxos de interação, seguidos pela elaboração de rabiscoframes e do desenvolvimento da identidade visual. A paleta de cores, composta por tons de amarelo e azul, juntamente com tipografias arredondadas foram escolhidas para proporcionar uma experiência visual acolhedora e agradável. O protótipo de alta fidelidade, desenvolvido no Figma, foi o resultado dessas etapas e comprovou a viabilidade do projeto, destacando-se pela capacidade de reunir avaliações de diferentes nichos e incentivar interações entre usuários com interesses comuns. O próximo passo recomendado é a realização de testes de usabilidade para refinar a interface, assegurando que o aplicativo Ratefy atenda às expectativas do público e se consolide como uma solução eficaz para decisões de consumo e a criação de comunidades engajadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação Visual Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BGViana.pdf3.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.