Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25744

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOvidio, João Paulo Brito dos Santos-
dc.contributor.authorMendes, Samuel de Almeida-
dc.date.accessioned2025-05-08T14:59:33Z-
dc.date.available2025-05-10T03:00:10Z-
dc.date.issued2024-08-13-
dc.identifier.citationMENDES, Samuel de Almeida. Lata cheia: a revista de graffiti para crianças. 2024. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25744-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGrafitapt_BR
dc.subjectArte de ruapt_BR
dc.subjectHip-hop (Cultura popular)pt_BR
dc.subjectGraphitept_BR
dc.subjectStreet artpt_BR
dc.subjectHip-hoppt_BR
dc.titleLata cheia: a revista de graffiti para criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7251590503877595pt_BR
dc.contributor.referee1Jacob, Elizabeth Motta-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2482165660271239pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, André de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3556080895154144pt_BR
dc.description.resumoA arte urbana, principalmente o grafite, está cada vez mais presente no cotidiano dos cariocas e se populariza a cada ano que passa. Porém, o incentivo à busca de sua prática, possibilidades e história permanece bastante limitado, principalmente para crianças e adolescentes, que, mesmo praticando os primeiros desenhos no papel, não têm acesso a informações de qualidade ou mesmo estímulo para ampliar sua prática. desta arte. Portanto, o objetivo principal do projeto é criar um material impresso, mais especificamente uma revista, de fácil compreensão, conteúdo informativo e interessante, com atividades de aprimoramento técnico/artístico e, não menos importante, de caráter lúdico. Com isso, esperamos apresentar a cultura do graffiti ao público de 8 a 14 anos por meio da comunicação visual, faixa etária que mais nos interessa. O TCC foi desenvolvido por meio de pesquisas com educadores da área do graffiti, da análise de uma oficina de graffiti realizada com 5 crianças de 10 a 13 anos, da pesquisa sobre a história da cultura Hip Hop centrada no graffiti e sua introdução na realidade a partir de Rio de Janeiro, pesquisa de materiais literários sobre esse universo e animações, fundamentais para a criação das bases visuais e informativas da revista Lata Cheia, sendo nosso produto gráfico final. Daí resultou uma revista informativa e interativa para crianças e jovens, que apresenta atividades, artigos, fotos e curiosidades sobre o movimento e cultura de arte urbana, Lata Cheia. Uma revista colorida e muito animada que proporciona a entrada no mundo do graffiti, além de preparar e incentivar a criatividade das crianças que podem ou não querer continuar no mundo da arte no futuro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação Visual Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAMendes.pdf4.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.