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Type: Dissertação
Title: Análise da relação entre o acesso a emprego e ocorrências criminais : o caso do transporte por ônibus no Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Cardoso, Marcus Hugo Sant’ Anna
Advisor: Silva, Marcelino Aurélio Vieira da
Abstract: A instabilidade na segurança pública tem sido um dos maiores problemas enfrentados por grande parte do território brasileiro. Esta fragilidade decorre de diferentes atividades criminais como roubos e furtos, afetando diferentes sistemas urbanos, dentre os quais, as redes de transporte público. Com uma alta dependência do serviço de ônibus urbano, a população sujeita-se diariamente às inúmeras ocorrências criminais registradas no âmbito deste modo de transporte, o que pode inviabilizar os diversos deslocamentos ao longo do município. Inspirado pela nova dinâmica dada aos estudos de análise criminal como importante instrumento de prevenção e criação de políticas públicas de segurança, propõe-se a criação de um indicador de acessibilidade em face da violência no alcance aos empregos em diversos bairros, considerando as viagens realizadas por meio de ônibus. Por fim, uma vez que que atributos territoriais podem ser analisados sob a ótica da relação de interdependência espacial entre regiões, em função dos seus graus de proximidade, é também realizada uma análise de autocorrelação espacial, a fim de medir o grau de influência de diferentes variáveis sobre a criminalidade presente nos sistemas de ônibus. Como estudo de caso, o indicador é desenvolvido nos 162 bairros do município do Rio de Janeiro, onde as análises demonstraram que quanto maior o tempo de viagem, maior a possibilidade de ocorrência de crimes que afetem os usuários deste sistema, sobretudo nos ônibus que trafegam pela zona norte do Rio de Janeiro. Além disso, embora diversas variáveis tenham apresentado a formação de clusters quando submetidas à verificação de autocorrelação espacial, os atributos relacionados à criminalidade no entorno do transporte público por ônibus não demonstraram dependência espacial significativa, o que aponta para uma aleatoriedade dessas ocorrências.
Abstract: Public security instability has been one of the biggest problems faced by much of the Brazilian territory. This fragility results from different criminal activities, such as robberies and thefts, affecting different urban systems, including public transport networks. With a high dependence on the urban bus service, the population is subjected daily to the numerous criminal occurrences recorded in the scope of this mode of transport, which can make the various displacements throughout the municipality unfeasible. Inspired by the new dynamic given to criminal analysis studies as an important tool for the prevention and creation of public security policies, it is proposed to create an accessibility indicator in the face of violence in reaching jobs in several neighborhoods, considering the trips made by by bus. Finally, since territorial attributes can be analyzed from the perspective of the spatial interdependence relationship between regions, depending on their degrees of proximity, an analysis of spatial autocorrelation is also performed, in order to measure the degree of influence of different variables on crime present in bus systems. As a case study, the indicator is developed in the 162 neighborhoods in the city of Rio de Janeiro, where the analyzes showed that the longer the travel time, the greater the possibility of crimes that affect the users of this system, especially on buses that travel. north of Rio de Janeiro. In addition, although several variables have shown the formation of clusters when subjected to the verification of spatial autocorrelation, the attributes related to crime around public bus transport have not shown significant spatial dependence, which points to a randomness of these occurrences.
Keywords: Acessibilidade às oportunidades
Violência no transporte público por ônibus
Autocorrelação espacial
Mobilidade urbana
Segurança no transporte público
Autocorrelação espacial
Urban mobility
Public transport security
Spatial autocorrelation
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO E ORGANIZACAO DO SISTEMA DE TRANSPORTE
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
Production unit: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CARDOSO, Marcus Hugo Sant’ Anna. Análise da relação entre o acesso a emprego e ocorrências criminais: o caso do transporte por ônibus no Rio de Janeiro. 2020. 189 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Engenharia de Transportes, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Engenharia de Transportes

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