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http://hdl.handle.net/11422/25775
Type: | Tese |
Title: | Procedimento para avaliação da resiliência do sistema de transporte público frente a mudanças econômicas |
Author(s)/Inventor(s): | Santos, Tálita Floriano dos |
Advisor: | Silva, Marcelino Aurélio Vieira da |
Abstract: | Resiliência é a capacidade de um sistema se adaptar, persistir e transformar mediante ameaças, que podem ser externas ou internas ao sistema. Essas ameaças, caso ocorram, podem afetar o sistema de transporte público. A literatura apresenta ameaças principalmente relacionadas a desastres naturais e consequências de mudanças climáticas, como terremotos e aumento do nível do mar, respectivamente. A partir do levantamento de ameaças existentes que podem afetar a mobilidade urbana, identificou-se uma lacuna no que tange a análise do nível de resiliência e vulnerabilidade diante de ameaças de ordem econômica que podem afetar mais severamente países em desenvolvimento como o Brasil e caracterizados pela desigualdade. Dessa forma, a motivação deste trabalho é entender quais seriam as áreas mais vulneráveis e mais resilientes, caso o programa de integração de tarifas subsidiadas deixasse de existir. Assim, esta tese apresenta um procedimento para mensurar o nível de vulnerabilidade e resiliência no acesso a empregos mediante uma ameaça de ausência de integração tarifária. A cidade escolhida para aplicação foi o Rio de Janeiro, utilizando os dados dos 160 bairros. A partir da aplicação do procedimento com utilização da lógica nebulosa, a análise foi feita através do nível médio de resiliência e vulnerabilidade, separando nas 11 macrozonas da cidade. Constatou-se que os bairros concentrados em áreas centrais e com transporte de alta capacidade disponível (trem ou metrô) são as mais resilientes e menos vulneráveis. A contribuição do procedimento pode ser verificada pelo fato de analisar o nível de vulnerabilidade e resiliência do transporte público a partir da inclusão de uma ameaça que possa causar uma ruptura que impacta em mudanças de rotinas no acesso aos empregos disponíveis em uma região. |
Abstract: | Resilience is the ability of a system to adapt, persist and transform through threats, which can be external or internal to the system. These threats, if they occur, can affect the public transport system. The literature presents threats mainly related to natural disasters and the consequences of climate change, such as earthquakes and rising sea levels, respectively. From the survey of existing threats that can affect urban mobility, a gap was identified with regard to the analysis of the level of resilience and vulnerability in the face of threats of an economic order that can affect more severely developing countries like Brazil and characterized by inequality. Thus, the motivation of this work is to understand which areas would be the most vulnerable and most resilient, should the subsidized tariff integration program cease to exist. Thus, this thesis presents a procedure to measure the level of vulnerability and resilience in access to jobs through a threat of the absence of tariff integration. The city chosen for application was Rio de Janeiro, using data from 160 neighborhoods. From the application of the procedure with the use of fuzzy logic, the analysis was made through the average level of resilience and vulnerability, separating the 11 macrozones in the city. It was found that neighborhoods concentrated in central areas and with high-capacity transport available (train or subway) are the most resilient and least vulnerable. The contribution of the procedure can be verified by the fact that it analyzes the level of vulnerability and resilience of public transport based on the inclusion of a threat that could cause a rupture that impacts changes in routines in access to jobs available in a region. |
Keywords: | Transporte Planejamento Mobilidade urbana Lógica nebulosa Integração tarifária Urban mobility Public transport Fare integration |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO E ORGANIZACAO DO SISTEMA DE TRANSPORTE |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes |
Production unit: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Dec-2020 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SANTOS, Tálita Floriano dos. Procedimento para avaliação da resiliência do sistema de transporte público frente a mudanças econômicas. 2020. 160 f. Tese (Doutorado) - Programa de Engenharia de Transportes, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Appears in Collections: | Engenharia de Transportes |
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