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http://hdl.handle.net/11422/25777
Type: | Dissertação |
Title: | Pacto da mobilidade urbana : a viabilização política de uma cidade sustentável |
Author(s)/Inventor(s): | Bastos, Vinicius Henter |
Advisor: | Orrico Filho, Romulo Dante |
Co-advisor: | Ribeiro, Renato Guimarães |
Abstract: | Este trabalho buscou a construção de um pacto social que viabilize politicamente medidas pró-mobilidade urbana sustentável nas cidades brasileiras. Parte-se da premissa de que já há um farto conhecimento construído sobre como melhorar a qualidade da mobilidade urbana. Porém, diferentes atores sociais privados impedem que tais medidas sejam implantadas, já que não estão dispostos a se sacrificar em prol da coletividade. Como procedimentos metodológicos, este trabalho realizou uma revisão bibliográfica sobre o lobby do carro, analisou quatro propostas de pacto da mobilidade urbana apresentadas entre 2010 e 2020 no Brasil (do governo federal, de pesquisadores, de empresas de ônibus e de um governo local) e, por fim, trouxe para a engenharia de transportes o debate de Mancur Olson sobre a lógica da ação coletiva. O resultado desta pesquisa aponta para a necessidade de um pacto social, na lógica “ganha-ganha”. É preciso um pacto social, porque uma melhora significativa da qualidade da mobilidade urbana nas cidades brasileiras exige o envolvimento não só do poder público, mas também de diversos atores sociais privados. E é preciso a lógica “ganhaganha”, para fazer com que esses atores sociais queiram participar do processo. Assim, terão ganhos individuais, e não só coletivos. Por fim, este trabalho apresenta uma proposta de pacto da mobilidade urbana. |
Abstract: | This work sought to build a social pact that politically makes sustainable urban mobility measures feasible in Brazilian cities. It is based on the premise that there is already a wealth of knowledge built on how to improve the quality of urban mobility. However, different private social actors prevent such measures from being implemented, since they are not willing to sacrifice themselves for the benefit of the community. As methodological procedures, this work carried out a bibliographic review on the car lobby, analyzed four proposals for urban mobility pact presented between 2010 and 2020 in Brazil (from the federal government, researchers, bus companies and a local government) and finally, it brought Mancur Olson's debate on the logic of collective action to transport engineering. The result of this research points to the need for a social pact, in a “win-win” logic. A social pact is necessary, because a significant improvement in the quality of urban mobility in Brazilian cities requires the involvement not only of public authorities, but also of several private social actors. And the “win-win” logic is necessary to make these social actors want to participate in the process. Thus, they will have individual gains, not just collective ones. Finally, this paper presents a proposal for an urban mobility pact. |
Keywords: | Mobilidade urbana Viabilidade política Pacto social Políticas públicas de transporte Governança urbana Lobby do carro Public transport policy Urban governance Car lobby |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO E ORGANIZACAO DO SISTEMA DE TRANSPORTE |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes |
Production unit: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Oct-2020 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | BASTOS, Vinicius Henter Carneiro. Pacto da mobilidade urbana: a viabilização política de uma cidade sustentável. 2020. 93 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Engenharia de Transportes, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Appears in Collections: | Engenharia de Transportes |
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