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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSekiguchi, Julio Ferreira-
dc.contributor.authorHonório, Lilian Gomes Schettini-
dc.date.accessioned2025-05-13T14:57:40Z-
dc.date.available2025-05-15T03:00:08Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationHONÓRIO, Lilian Gomes Schettini. Sobre o tempo e outras poéticas impossíveis. 2024. 57 f. TCC (Graduação) - Curso de Pintura, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25791-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectArte e filosofiapt_BR
dc.subjectPoeticspt_BR
dc.subjectArt and philosophypt_BR
dc.titleSobre o tempo e outras poéticas impossíveispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5675781412051141pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8974647371712877pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Santos Filha, Maria de Lourdes Barreto-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9352587557465771pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Ricardo Antonio Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6857271969200707pt_BR
dc.description.resumoFiz a escolha do tema poética, pois o considero muito debatido na EBA e me ocorreu, nos meus anos de graduação, que talvez novos pontos de vista sobre o assunto precisassem ser construídos e devidamente explicados. De referências diversas construo e explico o deslumbre perante o tema de minha própria poética, quem sabe lançando luz ao processo de outros colegas que, igualmente escolheram poéticas que foram consideradas, no início da graduação, como impossíveis. O olho do aluno é parte do que ele é como indivíduo, e sua visão pessoal deveria ser aprofundada, levada a experimentação pictórica, mas jamais coibida. De minha experiência própria considero que coibir um estudante de seus ideais pode ser dificultador do desenvolvimento de sua identidade como artista, atrasando o processo e transformando esse processo, como consequência, em algo confuso. A gama de processos formativos pictóricos é mais que capaz de englobar mesmo poéticas metafísicas, e acredito que Kandinsky declara isso com maestria em seu livro “Do Espiritual na Arte” quando discute o impulso de criar e o chama de Necessidade Interior. Não deveria ser requerimento de forma alguma do aluno abdicar desse impulso. Assim como ele foi capaz de mudar o direcionamento do meu processo, espero que esse trabalho possa levar alunos a defender seus pontos de vista e a confiar em seus pontos de vista além das expectativaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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