Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25796
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Os saberes populares e suas contribuições para a formação em dança: caminhos pluriepistêmicos em artes e educação |
Other Titles: | Popular knowledge and its contributions to dance training: multi-epistemic paths in arts and education |
Author(s)/Inventor(s): | Techio, Maria Clara Evangelista |
Advisor: | Buarque, Isabela Maria Azevedo Gama |
Abstract: | Esta pesquisa investiga a dança-educação como um campo de conhecimento capaz de fortalecer identidades culturais, pertencimento e a valorização de saberes não hegemônicos no ambiente escolar. A partir das experiências no estágio de Dança no CEFET Maracanã e na Educação Infantil, analisa-se como a prática pedagógica em Dança pode contribuir para epistemologias plurais e saberes populares, promovendo uma formação crítica e sensível aos contextos socioculturais dos alunos. Fundamentado na metodologia do relato de experiência, segundo Mussi, Flores e Almeida (2021), o estudo reflete sobre o papel da dança na construção do conhecimento, compreendendo os corpos como territórios de memória e expressão. Autores como Bell Hooks, Luiz Rufino, Isabel Marques e Inaicyra Falcão dos Santos subsidiam a discussão sobre a Dança-educação como prática educacional política, enfatizando seu potencial para ressignificar a escola como espaço de diversidade e transformação. No campo da dança-educação, isso se reflete na valorização das danças culturas populares brasileiras como um dos conteúdos possíveis no ensino da dança, sem hierarquizar saberes, mas explorando suas potências dentro de um currículo que dialogue com diferentes epistemologias e formas de conhecimento. |
Keywords: | Dança Dancing Educação Education Ensino Teaching Instituições acadêmicas Schools Estudantes Students Pertencimento Belonging Conhecimento Knowledge Arte Art Memória Memory |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA |
Production unit: | Escola de Educação Física e Desportos |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 11-Apr-2024 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | TECHIO, Maria Clara Evangelista. Os saberes populares e suas contribuições para a formação em dança: caminhos pluriepistêmicos em artes e educação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
Appears in Collections: | Dança |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MCETechio.pdf | 372.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.