Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25796
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Os saberes populares e suas contribuições para a formação em dança: caminhos pluriepistêmicos em artes e educação
Other Titles: Popular knowledge and its contributions to dance training: multi-epistemic paths in arts and education
Author(s)/Inventor(s): Techio, Maria Clara Evangelista
Advisor: Buarque, Isabela Maria Azevedo Gama
Abstract: Esta pesquisa investiga a dança-educação como um campo de conhecimento capaz de fortalecer identidades culturais, pertencimento e a valorização de saberes não hegemônicos no ambiente escolar. A partir das experiências no estágio de Dança no CEFET Maracanã e na Educação Infantil, analisa-se como a prática pedagógica em Dança pode contribuir para epistemologias plurais e saberes populares, promovendo uma formação crítica e sensível aos contextos socioculturais dos alunos. Fundamentado na metodologia do relato de experiência, segundo Mussi, Flores e Almeida (2021), o estudo reflete sobre o papel da dança na construção do conhecimento, compreendendo os corpos como territórios de memória e expressão. Autores como Bell Hooks, Luiz Rufino, Isabel Marques e Inaicyra Falcão dos Santos subsidiam a discussão sobre a Dança-educação como prática educacional política, enfatizando seu potencial para ressignificar a escola como espaço de diversidade e transformação. No campo da dança-educação, isso se reflete na valorização das danças culturas populares brasileiras como um dos conteúdos possíveis no ensino da dança, sem hierarquizar saberes, mas explorando suas potências dentro de um currículo que dialogue com diferentes epistemologias e formas de conhecimento.
Keywords: Dança
Dancing
Educação
Education
Ensino
Teaching
Instituições acadêmicas
Schools
Estudantes
Students
Pertencimento
Belonging
Conhecimento
Knowledge
Arte
Art
Memória
Memory
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
Production unit: Escola de Educação Física e Desportos
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 11-Apr-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TECHIO, Maria Clara Evangelista. Os saberes populares e suas contribuições para a formação em dança: caminhos pluriepistêmicos em artes e educação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Appears in Collections:Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MCETechio.pdf372.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.