Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25866
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Internet e educação: impactos da expansão da banda larga fixa no ensino médio brasileiro |
Author(s)/Inventor(s): | Paulo, Mateus Amâncio Vitorino de |
Advisor: | Rocha, Romero Cavalcanti Barreto da |
Abstract: | Este trabalho examina o efeito da implementação da internet banda larga de alta velocidade sobre variáveis de desempenho escolar de alunos do Ensino Médio. Utilizando o método de diferenças em diferenças em notas do Enem e em indicadores de rendimento para turmas do Ensino Médio, foi encontrado impacto negativo da implementação de internet banda larga de alta velocidade sobre as notas das provas de Linguagem e Ciências da Natureza do exame, e efeito positivo consistente sobre as notas de Redação. Estes resultados encontram apoio na literatura e reforçam a dificuldade de encontrar efeito positivo entre expansão do acesso à internet e aparelhos digitais e rendimento em testes padronizados. Ao longo do trabalho também é realizada uma caracterização do mercado de banda larga fixa no Brasil e suas dificuldades de universalização. |
Keywords: | Internet Educação Telecomunicações |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Production unit: | Instituto de Economia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 23-Jan-2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | PAULO, Mateus Amâncio Vitorino de. Internet e educação: impactos da expansão da banda larga fixa no ensino médio brasileiro. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MAVPaulo.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso - Ciências Econômicas | 391.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.