Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/25868

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mapeamento tecnológico dos processos de remoção da dipirona
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Felipe Cruz da
Orientador: Santos, Felipe Sombra dos
Resumo: A dipirona, ou metamizol, é um medicamento derivado de uma pirazolona, e sintetizado a partir da antipirina. A dipirona foi introduzida no mercado em 1922, e apesar de ser banida em alguns países devido a associação de seu uso com a agranulocitose, é atualmente bem utilizada no Brasil, devido sua eficiência comprovada em ações analgésicas e antipiréticas. O uso excessivo e descarte incorreto da dipirona, associado à ineficiência atual das estações de tratamento de efluentes de remover poluentes emergentes como a dipirona e seus metabólitos, culmina no acúmulo desse composto nos corpos hídricos, e que precisa ser eliminado pois sua presença potencialmente provoca danos irreversíveis ao entrar em contato com organismos marinhos e seres humanos. Dado o problema enunciado, foi realizado um trabalho de bibliometria a fim de mapear os processos de remoção da dipirona presentes em artigos científicos e patentes, compilar os resultados obtidos e analisá-los. A busca por documentos foi feita através das bases de dados do SCOPUS e SPACENET, utilizando as combinações de palavras-chave relacionadas às denominações da dipirona, com palavras relacionadas aos processos de remoção. A metodologia de análise consistiu em avaliar os documentos nos níveis MACRO, MESO e MICRO, respectivamente do menor ao maior grau de detalhamento. Os principais critérios levados em consideração foram de dados básicos como ano de publicação, país ou território responsável, patrocinadores, até dados mais detalhados como a natureza do método de remoção e toda a tecnologia envolvida. Para os 37 artigos científicos selecionados para análise, o Brasil foi identificado como um grande expoente contribuidor do conhecimento científico nessa área, já que 70,27% do total de publicações possui pesquisadores brasileiros, majoritariamente do setor público. Além disso, foram identificados principalmente métodos físicos e químicos como principais alternativas, cujas parcelas mais representativas são associadas ao mecanismo de adsorção e o processo Fenton e suas derivações. Para as patentes, foi identificada apenas a atuação da China como contribuidora. No entanto, análise feita para patentes não foi 100% representativa pois apenas 4 documentos se enquadravam no escopo deste trabalho. Em suma, os dados obtidos até o momento para as patentes e os artigos foram comparados e utilizados para a contextualização da situação tecnológica atual do Brasil e do mundo acerca dos métodos de remoção da dipirona, e como a indústria, os governos e as universidades podem colaborar para avançar neste tema.
Palavras-chave: Bibliometria
Controle de poluição
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS. BIBLIOMETRIA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Dez-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COSTA, Felipe Cruz da. Mapeamento tecnológico dos processos de remoção da dipirona. 2024. 84 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FCCosta.pdf876.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.