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http://hdl.handle.net/11422/25959
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Desafios no hidrotratamento de diesel: hidrodessulfurização e hidrodesnitrogenação simultâneas com catalisador NiMop/Al2O3 |
| Author(s)/Inventor(s): | Machado, Matheus da Silva Campos |
| Advisor: | Silva, Mônica Antunes Pereira da |
| Co-advisor: | Nascimento, Idia Gigante |
| Co-advisor: | Mello, Matheus Dorneles de |
| Abstract: | O óleo diesel é o principal combustível do setor de transporte no Brasil, com previsão de aumento de sua dependência até pelo menos 2034. A substituição dos óleos diesel S500 e S1800 pelo diesel S10 (teor máximo de 10 mg kg -1 de enxofre) reforça a importância do estudo do processo de hidrodessulfurização profunda (HDS), com o intuito de trazer contribuições importantes para a refinaria, particularmente na redução de custos operacionais. Um tema relevante é a inibição da HDS por contaminantes, especialmente compostos nitrogenados. Portanto, este trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos das variáveis de processo (temperatura, velocidade espacial e pressão de hidrogênio) e concentração de nitrogenados nas reações simultâneas de HDS de 4,6-dimetildibenzotiofeno (4,6-DMDBT) e HDN de quinolina (Q), utilizando NiMoP/γ-Al2O3 como catalisador em reator de leito fixo. Além disso, foram estimados os parâmetros cinéticos para um modelo de lei de potências. Como esperado, o aumento da temperatura, da pressão e a redução da velocidade espacial favoreceram as conversões tanto de HDS quanto de HDN. Observou-se que, em condições de baixa conversão de Q, a rota principal para a HDS foi a rota de dessulfurização direta, enquanto em elevadas conversões, predominou a rota de hidrogenação prévia. Com a variação na concentração de Q, verificou-se que com apenas 50 mg kg-1 de N de quinolina, a reação de HDS é inibida em 60 %, sendo a rota de hidrogenação direta a mais afetada. Já para valores acima de 250 mg kg-1 , a inibição atingiu o valor assintótico de 95 %. Adotando um modelo simplificado de Langmuir- Hinshelwood, foi determinada a constante de equilíbrio de adsorção aparente da Q na faixa entre 0 e 300 mg kg-1 N, com valor de 471 L mol-1 . Com relação a estimação de parâmetros, verificou-se que o modelo de pseudoprimeira ordem apresentou o melhor ajuste para ambas às reações com energias de ativação aparentes de 200 e 223 kJ mol-1 para HDS e HDN, respectivamente. No entanto, os valores obtidos foram superiores aos encontrados na literatura, devido à limitação do modelo de lei de potências em capturar os efeitos de competição entre o 4,6-DMDBT e a Q. |
| Keywords: | Óleo diesel Hidrodessulfurização profunda Catalisadores |
| Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA |
| Production unit: | Escola de Química |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 6-Feb-2025 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Engenharia Química |
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