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http://hdl.handle.net/11422/259
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Oneto, Paulo Guilherme Domenech | - |
dc.contributor.author | Lima, Gabriela Xavier Martins de | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-05T16:22:42Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:32Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-09 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Gabriela. A representação visual do mundo dos mortos nos filmes O Estranho Mundo de Jack e A noiva cadáver. 2015. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/259 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Análise fílmica | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Morte | pt_BR |
dc.title | A representação visual do mundo dos mortos nos filmes O estranho mundo de Jack e A noiva cadáver | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4750115014056366 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maciel, Kátia Augusta | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8100404916721779 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lagôa, Maria Beatriz da Rocha | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4053248213865133 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho tem por objetivo proceder a uma análise fílmica da representação visual do mundo dos mortos em duas animações de stop-motion, O Estranho Mundo de Jack (Henry Selick, 1993) e A Noiva Cadáver (Tim Burton, 2005). Para isso, serão observados e discutidos dois aspectos específicos da arte dos filmes: a paleta de cores e os resultados de cada aplicação cromática específica para caracterizar e construir simbolicamente o cenário da morte. Pretende-se, sobretudo, delinear o distinto olhar do autor de ambas as histórias – Tim Burton (1958- ) – sobre os mortos, usualmente considerados como mórbidos e temíveis. Busca-se concluir que, nos dois casos aqui estudados, há uma peculiaridade na conceituação desse assunto uma vez que há a inversão de valores – em maior ou menor grau – e o mundo dos mortos passa a ser, portanto, composto de definições positivas além do lúgubre. Isto posto, será reforçado nessa análise o quanto as preferências do design de uma obra cinematográfica cooperam decisivamente para a significação de personagens, ambientes e temática em si da história. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
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