Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/259
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dc.contributor.advisorOneto, Paulo Guilherme Domenech-
dc.contributor.authorLima, Gabriela Xavier Martins de-
dc.date.accessioned2016-05-05T16:22:42Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:32Z-
dc.date.issued2015-07-09-
dc.identifier.citationLIMA, Gabriela. A representação visual do mundo dos mortos nos filmes O Estranho Mundo de Jack e A noiva cadáver. 2015. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/259-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.titleA representação visual do mundo dos mortos nos filmes O estranho mundo de Jack e A noiva cadáverpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4750115014056366pt_BR
dc.contributor.referee1Maciel, Kátia Augusta-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8100404916721779pt_BR
dc.contributor.referee2Lagôa, Maria Beatriz da Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4053248213865133pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem por objetivo proceder a uma análise fílmica da representação visual do mundo dos mortos em duas animações de stop-motion, O Estranho Mundo de Jack (Henry Selick, 1993) e A Noiva Cadáver (Tim Burton, 2005). Para isso, serão observados e discutidos dois aspectos específicos da arte dos filmes: a paleta de cores e os resultados de cada aplicação cromática específica para caracterizar e construir simbolicamente o cenário da morte. Pretende-se, sobretudo, delinear o distinto olhar do autor de ambas as histórias – Tim Burton (1958- ) – sobre os mortos, usualmente considerados como mórbidos e temíveis. Busca-se concluir que, nos dois casos aqui estudados, há uma peculiaridade na conceituação desse assunto uma vez que há a inversão de valores – em maior ou menor grau – e o mundo dos mortos passa a ser, portanto, composto de definições positivas além do lúgubre. Isto posto, será reforçado nessa análise o quanto as preferências do design de uma obra cinematográfica cooperam decisivamente para a significação de personagens, ambientes e temática em si da história.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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