Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26003

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estudo de pré-viabilidade técnico econômica para a produção de biometano oriundo de aterro sanitário no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Baptistone, Raquel Almeida
Tutor: Oroski, Fábio de Almeida
Resumen: A busca pela transição energética, essencial para a mitigação das emissões globais de gases de efeito estufa, tem evidenciado o aproveitamento energético de resíduos como uma alternativa estratégica, especialmente por meio do biogás. A purificação do biogás resulta na produção de biometano, um biocombustível com características equivalentes e aplicações substitutivas ao gás natural. O Brasil, que possui um elevado potencial para a geração de biogás a partir de resíduos, já registra produção em grandes quantidades de biogás em aterros sanitários espalhados por todo país. Na última década, a implementação de regulamentações e incentivos direcionados ao biometano tem fomentado o desenvolvimento desse mercado emergente no país. Nesse contexto, este trabalho objetiva avaliar a viabilidade econômica da produção de biometano no Brasil, bem como identificar os fatores críticos associados à consolidação desse setor. Para tal, foi conduzido um estudo de pré-viabilidade de uma planta de produção de biometano a partir de biogás oriundo de aterro sanitário, modelada com base na escala e distribuição da planta de Seropédica (RJ), operada pela empresa Gás Verde. Os resultados do cenário base, com uma Taxa Mínima de Atratividade de 11,75%, indicaram um Valor Presente Líquido (VPL) positivo de R$ 5.137.516,56, uma Taxa Interna de Retorno (TIR) de 11,98% e um período de retorno do investimento (payback) de 16,59 anos. A análise de sensibilidade revelou que o projeto apresenta elevada dependência de variáveis como o preço do biogás, o investimento fixo, o preço da energia elétrica e, sobretudo, o preço de venda do biometano. Apesar de demonstrar viabilidade econômica, a análise apontou margens reduzidas, um longo tempo de retorno e uma significativa vulnerabilidade, tornando o empreendimento pouco atrativo para investidores. Conclui-se que, para viabilizar o desenvolvimento sustentável do mercado de biometano no Brasil, é imprescindível a continuidade de incentivos governamentais e de mercado, enfatizando a questão ambiental. Esses esforços são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento deste biocombustível no cenário energético nacional.
Materia: Biocombustíveis
Biometano
Aterros sanitários
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::AVALIACAO DE PROJETOS
Unidade de producción: Escola de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 18-dic-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : BAPTISTONE, Raquel Almeida. Estudo de pré-viabilidade técnico econômica para a produção de biometano oriundo de aterro sanitário no Brasil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Engenharia Química) - Escola de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Engenharia Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RABaptistone.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.