Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26007

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorContino, Joana Martins-
dc.contributor.authorLebre, Rafael Durães-
dc.date.accessioned2025-06-03T19:26:33Z-
dc.date.available2025-06-05T03:00:10Z-
dc.date.issued2024-12-04-
dc.identifier.citationLEBRE, Rafael Durães. Descobrindo Angra: desenvolvimento de um app de turismo para a cidade de angra dos reis - rj. 2024. 92 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26007-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesign thinkingpt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.subjectTourismpt_BR
dc.titleDescobrindo Angra: Desenvolvimento de um app de turismo para a cidade de Angra dos Reis - RJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2630848049734147pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9131166224763410pt_BR
dc.contributor.referee1Heinrich, Fabiana Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4318694756169261pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira Junior, Clorisval Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9391666193621679pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo a criação de um aplicativo de turismo para a cidade de Angra dos Reis - RJ, integrando tecnologia e design centrado no usuário, para melhorar a experiência de turistas e ampliar a visibilidade da cidade. O estudo investigou o contexto histórico de Angra, além da evolução do turismo e da internet ao longo dos últimos 50 anos, e identificou a ausência de soluções digitais eficazes no setor turístico local. Utilizando a metodologia de Design Thinking e a abordagem do Duplo Diamante (Double Diamond), foram realizadas pesquisas qualitativas com usuários e uma entrevista com um especialista, revelando pontos importantes do comportamento e de expectativas do público-alvo. Os resultados da pesquisa foram consolidados para mapear as funcionalidades mais relevantes para o usuário, como mapas interativos, criação de itinerários personalizados e informações sobre o clima. Esse levantamento, em conjunto com uma análise de aplicativos similares através do benchmark, foi essencial para a fase de desenvolvimento, que incluiu testes de usabilidade e prototipagem, buscando um design intuitivo e centrado nas necessidades do usuário. O produto criado não apenas preenche as lacunas observadas, mas também contribui para fortalecer o turismo sustentável e a economia local, ao disponibilizar ferramentas úteis para visitantes e profissionais do setor. O trabalho destaca a importância de soluções digitais para destinos turísticos, apresentando uma abordagem inovadora e viável de ser aplicada em outros mercados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação Visual Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RDLebre.pdf4.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.