Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2607
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Antonio José Barbosa de | - |
dc.contributor.author | Dias, Janaína de Paula Vasconcellos | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-08T18:22:42Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:03Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2607 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Ideologia | pt_BR |
dc.subject | Rock brasileiro | pt_BR |
dc.title | A geração Coca-Cola entende que país é este?: uma análise discursiva de efeitos de memória e suas ressignificações em composições de Renato Russo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Costa, Robson Santos | - |
dc.contributor.referee1 | Dantas, Regina Maria Macedo Costa | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Maria Célia Barbosa Reis da | - |
dc.description.resumo | As composições de Renato Russo foram grandemente aclamadas pela mídia e pelos fãs em geral. Suas músicas são tocadas nas rádios de todo o Brasil, e conquistam novos fãs a cada dia, mesmo depois de vinte anos do falecimento do cantor. O presente estudo pretende compreender como se dá as relações de efeitos de memória e as ressignificações de suas letras no contexto do país atualmente. Para isso, foi necessário entender quem foi Renato Russo enquanto sujeito, como se deu a formação cultural de sua identidade, e qual foi a influência do rock e impacto de viver em Brasília na sua música. A metodologia foi de caráter qualitativo e documental. Foram aplicadas as teorias da Análise do Discurso em conjunto com os conceitos de Memória, Identidade e Ideologia, objetivando assim, entender a Formação Discursiva que perpassa sua obra. A análise e os resultados obtidos evidenciaram uma forte crítica sócio-política em suas letras, que foram trabalhadas pelo artista de maneira a serem atemporais, evitando citar eventos ocorridos. E é precisamente por causa dessa atemporalidade, que hoje pode-se ressignificar a memória evocada ao escutar suas canções, associando a novos eventos de ordem política e social. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Janaína Dias.pdf | 350.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.