Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2611
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Dos partos e do aleitamento materno: um estudo bibliológico das antigas teses e dissertações de Ginecologia e Obstetrícia da atual Faculdade de Medicina da UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Mayara das Dores
Tutor: Sá, Nysia Oliveira de
Resumen: Concentra-se na memória científica e institucional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aborda o histórico desta. Objetiva-se discutir o estatuto de raridade e/ou especialidade das antigas teses e dissertações da Faculdade de Medicina depositadas da Biblioteca Central do Centro de Ciências da Saúde. Caracteriza-se o acervo, por meio de estudo histórico e bibliológico. Realiza análise bibliológica. Observa a materialidade das obras. Utiliza por base os conceitos raro, especial e antigo, observando características extrínsecas e intrínsecas das teses e dissertações. Levanta 15 obras como amostra para análise. Realiza recorte referentes a saúde da mulher na área de Ginecologia e Obstetrícia. Utiliza a Biblioteconomia de Livros Raros por instrumento. Adapta conceitos produzidos pela literatura como aporte teórico-metodológico da materialidade do acervo. Utiliza como requisitos os seguintes apontamentos: suporte, capa, texto impresso, ornamentação, marcas intrínsecas, extrínsecas, apresentação material e aspecto intelectual. Conclui que as teses e dissertações são especiais. Devido apresentar importância cultural e devido a seu limite histórico. Recomenda a unidade de informação a construção de políticas de preservação e medidas de conservação. Sugere critérios de identificação de obras raras e especiais.
Materia: Bibliologia
Livros raros
Literatura cinzenta
Medicina
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 3-ene-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Mayara das Dores Alves (2017).pdf2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.