Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2613
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A preservação da informação e a construção de memória nas redes sociais: o caso do arquivo de comunidades do Orkut
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Mariana da Silveira Machado
Orientador: Costa, Robson Santos
Resumo: As redes sociais na internet são uma crescente realidade no século XXI, onde cada vez mais surgem novos sites, com a proposta de proporcionar diferentes formas de interação entre seus usuários. Deve ser levado em consideração a presença constante das redes sociais na internet na vida de seus usuários e a grande rotatividade que ocorre entre diferentes plataformas e redes sociais na internet, destacando a quantidade imensurável de informações que são compartilhadas, e como a memória do indivíduo está localizada nestas páginas on-line. Com isso, cabe ressaltar a importância e a preocupação sobre a perda destas informações e como a memória do indivíduo é construída e preservada nestas páginas. No presente trabalho, será realizada uma pesquisa descritiva e exploratória a fim de averiguar a importância da preservação da informação nas redes sociais na internet. Será realizado um estudo de caso a respeito da plataforma criada pelo Google e nomeada de Arquivo de Comunidades do Orkut, que tem como pressuposto principal ser uma plataforma responsável por salvaguardar as informações dos usuários que mantinham interações nas “comunidades” da extinta rede social na internet chamada Orkut. Nesta plataforma estariam depositadas todas as trocas informacionais que ocorreram dentro de suas “comunidades” ao longo do tempo de funcionamento do Orkut. Neste trabalho serão analisadas três comunidades encontradas nesta plataforma, sendo elas as comunidades de “Rock in Rio, “F.R.I.E.N.D.S.” e “Livros”. Na análise realizada, chegou-se à conclusão que a plataforma criada pelo Google corresponde a sua intenção inicial de salvaguardar as informações de seus usuários, sendo entendida como uma importante ferramenta de preservação digital. Pretende-se com este estudo reforçar a importância da preservação da informação e a salvaguarda da memória em meio a realidade dos usuários das redes sociais na internet e como indivíduos e instituições precisam de se preocupar a respeito deste tema.
Palavras-chave: Memória
Preservação digital
Orkut
Redes sociais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Jan-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Mariana_Silveira.pdf849.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.