Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26132

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLins, Marcos Pereira Estellita-
dc.contributor.authorCâmara, Musbah Koleilat-
dc.date.accessioned2025-06-13T13:07:27Z-
dc.date.available2025-06-15T03:00:13Z-
dc.date.issued2021-02-
dc.identifier.citationCÂMARA, Musbah Koleilat. Validação e melhoria no índice de diferença de desempenho (IDD) do INEP. 2021. 130 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26132-
dc.description.abstractMeasurements of students’ learning play an essential role in determining the quality of higher education in Brazil and in the world, which highlights the relevance of evaluating the validity of the Performance Difference Indicator (IDD) proposed by INEP, and used to measure the added value of learning in Brazil. The adequacy of the IDD was verified in terms of the educational value added by the courses to its students, and it was found that the IDD underestimates the value-added measures for students with a higher estimate of performance at ENADE, directly impacting the added value obtained by those institutions that usually admit students with higher cut marks in ENEM. Detected the inconsistency, a new indicator was proposed addressing the methodological issues, in order to obtain fairer results.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRegressão linear multinívelpt_BR
dc.subjectAnálise envoltória de dadospt_BR
dc.subjectGanho de Aprendizadopt_BR
dc.subjectIndicador de diferença de desempenhopt_BR
dc.subjectAvaliação de cursos superiorespt_BR
dc.subjectGestão da qualidade em educação superiorpt_BR
dc.titleValidação e melhoria no índice de diferença de desempenho (IDD) do INEPpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2241425930197153pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1742501163247357pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Almeida, Mariza Costa-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0008148218524573pt_BR
dc.contributor.referee1Duarte, Francisco José de Castro Moura-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9967125649310965pt_BR
dc.contributor.referee2Lima Filho, Roberto Ivo da Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5453509814341147pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Paulo Victor Rodrigues de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8486882484125774pt_BR
dc.description.resumoAs medições da aprendizagem dos estudantes desempenham um papel essencial na determinação da qualidade do ensino superior no Brasil e no mundo, o que evidência a relevância de se avaliar a validade do Indicador de Diferença de Desempenho (IDD) proposto pelo INEP, e utilizado para medir o valor agregado à aprendizagem no Brasil. Verificou-se a adequação do IDD quanto a medição do valor educacional agregado pelos cursos aos seus alunos, e foi constatado que o IDD subestima as medidas de valor agregado para alunos com uma maior estimativa de desempenho no ENADE, impactando diretamente no valor agregado obtido por aquelas instituições que costumam admitir alunos com maiores notas de corte no ENEM. Detectada a inconsistência, foi proposto um novo indicador endereçando as limitações metodológicas, com o intuito de se obter resultados mais justos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL::PROGRAMACAO LINEAR, NAO-LINEAR, MISTA E DINAMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
944557.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.