Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2614
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Patrícia Mallmann Souto-
dc.contributor.authorRodrigues, Raquel Nunes Mazziotti-
dc.date.accessioned2017-08-09T19:23:32Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:05Z-
dc.date.issued2017-01-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2614-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectDesenho animadopt_BR
dc.subjectPesquisa científicapt_BR
dc.titleA divulgação científica e o desenho animado o Show da Luna!: uma possibilidade de iniciação do método de pesquisa científica na infânciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1325151429029790pt_BR
dc.contributor.referee1Freire, Gustavo Henrique de Araújo-
dc.contributor.referee2Coutinho, Luciano Rodrigues de Souza-
dc.description.resumoAborda a temática da divulgação científica, à qual aplicada ao desenho animado pode proporcionar ao público infantil o primeiro contato com a ciência. Objetivou analisar quais elementos estão presentes no desenho animado O Show da Luna!, a fim de qualificá-lo como dispositivo de divulgação científica voltado para o público infantil. O referencial teórico está estruturado a partir de autores que tratam da temática de divulgação científica, de desenho animado, do método científico e das aplicações do método de pesquisa científica na infância. A metodologia utilizada para realização da pesquisa tem início a partir da pesquisa documental que se propõe analisar documento audiovisual de animação produzido pelos meios de comunicação de massa, e que ainda não recebeu nenhum tratamento ou análise. A técnica de coleta de dados foi pela observação sistemática, a partir de um roteiro de observação para a análise dos episódios, e teve como apoio questionário. Foi empregada análise de conteúdo como procedimento que viabilize a análise e interpretação dos resultados. Conclui-se que o desenho analisado demonstra potencial em relação à divulgação científica por apresentar elementos constatados no decorrer do estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RNMRodrigues.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.