Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2614
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pereira, Patrícia Mallmann Souto | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Raquel Nunes Mazziotti | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-09T19:23:32Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2614 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
dc.subject | Desenho animado | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa científica | pt_BR |
dc.title | A divulgação científica e o desenho animado o Show da Luna!: uma possibilidade de iniciação do método de pesquisa científica na infância | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1325151429029790 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Freire, Gustavo Henrique de Araújo | - |
dc.contributor.referee2 | Coutinho, Luciano Rodrigues de Souza | - |
dc.description.resumo | Aborda a temática da divulgação científica, à qual aplicada ao desenho animado pode proporcionar ao público infantil o primeiro contato com a ciência. Objetivou analisar quais elementos estão presentes no desenho animado O Show da Luna!, a fim de qualificá-lo como dispositivo de divulgação científica voltado para o público infantil. O referencial teórico está estruturado a partir de autores que tratam da temática de divulgação científica, de desenho animado, do método científico e das aplicações do método de pesquisa científica na infância. A metodologia utilizada para realização da pesquisa tem início a partir da pesquisa documental que se propõe analisar documento audiovisual de animação produzido pelos meios de comunicação de massa, e que ainda não recebeu nenhum tratamento ou análise. A técnica de coleta de dados foi pela observação sistemática, a partir de um roteiro de observação para a análise dos episódios, e teve como apoio questionário. Foi empregada análise de conteúdo como procedimento que viabilize a análise e interpretação dos resultados. Conclui-se que o desenho analisado demonstra potencial em relação à divulgação científica por apresentar elementos constatados no decorrer do estudo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RNMRodrigues.pdf | 1.97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.